Samara Augusta Atendimentos realizados no Hospital Areolino de Abreu ultrapassam mil por mês Ambulatório realiza consultas de crianças e adolescentes

No momento em que os índices da Organização Mundial de Saúde (OMS) registram que os transtornos mentais atingem cerca de 700 milhões de pessoas no mundo e representam 13% do total de todas as doenças, o Hospital Areolino de Abreu registra mais de mil atendimentos ambulatoriais por mês, incluindo também o infantil.

Iniciado em março, o atendimento psiquiátrico infantil é realizado por equipes multiprofissionais, formadas por três médicos residentes em Psiquiatria, um psiquiatra, um psicólogo e assistente social com atendimento das 13 às 17 horas e 16 vagas oferecidas diariamente.

Para ter acesso às consultas e tratamento, os interessados devem marcar a consulta em qualquer unidade de saúde. “O maior número de casos é de crianças e adolescentes com autismo, esquizofrenia, transtorno bipolar, depressão, déficit de atenção (TDAH) e retardo mental. Mas, a família notando qualquer mudança de comportamento, deve procurar por ajuda médica”, esclarece Dr. Ralph Webster, diretor geral do hospital.

Nos três primeiros meses de funcionamento, o ambulatório do Areolino de Abreu realizou 183 atendimentos infantis. Além dos pacientes, o hospital oferece, também, acompanhamento psicológico e assistência social à família, orientando os parentes como tratar no ambiente de casa o tipo de transtorno que a criança apresenta.

Por Samara Augusta