Solinan Barbosa HGV amplia número de cirurgias eletivas

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) aumentou em 17,44% o número de cirurgias eletivas realizadas no mês de maio em relação ao mês de abril de 2015, contabilizando uma média de 909 procedimentos durante o período.

De janeiro a maio deste ano já foram registradas 3.886 intervenções de média e alta complexidade, um aumento de 4,3% em relação ao ano passado, que somaram 3.721 procedimentos. 
O maior volume de cirurgias até maio foi nas áreas de Ortopedia (1.045 cirurgias); Vascular, com 525 procedimentos; Urologia com 486 intervenções e Oftalmologia com 471.

Para a diretora geral do HGV, Clara Leal, o aumento expressivo registrado pelo Hospital faz parte da meta para redução do tempo de espera dos procedimentos eletivos, aliada à humanização no atendimento. “Oferecer atendimento de qualidade, humanizado ao paciente, é o objetivo principal do Hospital e da Secretaria de Saúde. Esses números atuais confirmam o empenho da gestão, que é ampliar ainda mais as cirurgias, com a realização de mutirões nos finais de semana”, explica a diretora.

A intensificação no número de cirurgias é uma das prioridades da Secretaria de Estado da Saúde, como afirma Francisco Costa. “Estamos em busca de mais recursos em todas as áreas e em especial para as cirurgias eletivas, para diminuir a fila de espera”, garante o secretário, afirmando ainda que está em projeto a realização de mutirões de cirurgias no interior, como as de catarata.

Por Fátima Oliveira