Após reassumir a gestão do Hospital Regional Leônidas Melo, em Barras, a Secretaria de Estado da Saúde retoma os procedimentos cirúrgicos eletivos. Para isso, foi reestruturado e adquirido mais equipamentos para o centro cirúrgico, que é habilitado para realizar cirurgias eletivas, de urgência e emergência, além do centro obstétrico. O hospital irá realizar uma média de oito cirurgias por dia.

“Ampliar os atendimentos nos hospitais regionais, levando os serviços de saúde para mais perto das pessoas, da população, é um dos nossos objetivos. A reabertura do centro cirúrgico do hospital de Barras é um dos passos para a melhoria da rede hospitalar, o que desafoga o atendimento em Teresina”, explica o secretário de Saúde, Francisco Costa.

No início da manhã desta terça-feira, 02, foi realizada uma solenidade de reabertura do centro cirúrgico, com a presença do padre Monsenhor Silvestre, que fez as bênçãos, populares e a diretor do Hospital, Laianne de Sousa Santos. “Esse é o primeiro passo para avançarmos cada vez mais. “Nós sabemos das dificuldades as quais o hospital passou, mas acreditamos na evolução e nos avanços que deverão ser alcançados a partir de agora”, ressaltou.

O senhor Francisco Pereira Lima, 47 anos, reside no município de Miguel Alves, há muito tempo procurava se operar de uma hérnia umbilical e conta que agora está muito satisfeito. “Já tem uns dois anos que eu sofro com isso. Esse problema me acompanha desde quando eu ainda morava fora do Piauí. Na minha cidade não tem como realizar esse tipo de cirurgia e por isso procurei o hospital de Barras. Graças a Deus, eu consegui e fui muito bem atendido, acredito que depois dessa cirurgia vou me sentir muito melhor”, disse.

A nova administração segue a orientação da Secretaria de garantir o pleno funcionamento da unidade. Além da reativação do centro cirúrgico, dentre as metas estabelecidas, também está o fortalecimento de todos os procedimentos para que o hospital continue a ser referência na região.

O hospital possui 82 leitos, para uma população aproximada de 60 mil habitantes, dos municípios de Barras, Batalha, Boa Hora, Cabeceiras, Campo Largo, Lagoa Alegre, Matias Olímpio, Miguel Alves, Nossa Senhora dos Remédios, Porto e São João do Arraial.

Por: Allana Sousa