Paulo Barros Governo e Incor firmam parceria para melhoria do atendimento cardiovascular Reunião entre Governo do Estado e Incor

O Governo do Estado firmou acordo com o Instituto do Coração (Incor) de São Paulo para implantar no Piauí um centro de treinamento cardiovascular para tratamento de doenças do coração e cérebro. O compromisso aconteceu durante reunião ocorrida na noite desta terça (2), no Palácio de Karnak, com a presença do governador Wellington Dias, do secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa e do diretor do Incor, Sérgio Timerman.

O primeiro passo será a criação de um grupo formado por gestores e técnicos da saúde para formatar um projeto de implantação do centro. De início, será implantada uma experiência realizada pelo Incor nos estados do Acre e Tocantins que consiste em treinar equipes de saúde e profissionais que trabalhem em locais de grande fluxo de pessoas para prestar primeiros socorros em casos de urgência em ocorrências envolvendo problemas de coração.

Segundo o diretor do Incor, 40% das mortes no Brasil são causadas por problemas cardiovasculares.  “Com o treinamento dessas equipes conseguimos baixar em 60% as mortes por infarto entre os usuários do metrô de São Paulo, local onde treinamos seguranças para socorrer urgências nesses casos”, disse.

Partindo dessa ação, a ideia é ampliar a parceria com o Instituto do Coração para a implantação dos cursos de capacitação no suporte avançado de vida na área cardiovascular. A capacitação será ministrada na modalidade  de ensino à distância, através dos Núcleos de Ensino à Distância (NEAD) que a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) mantém nos 33 polos existentes no Estado.

“Nossa intenção é treinar equipes em todos os 224 municípios do Estado e prestar atendimento em doenças cardiovasculares nos hospitais regionais, nos polos de saúde de Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus”, declarou o governador Wellington Dias.

Para o secretário de Saúde, Francisco Costa, é uma oportunidade para a construção dessa atenção diferenciada na área da cardiologia. “É uma perspectiva da criação de um núcleo permanente, monitorado pelo Incor, bem como a parceria e supervisão na implementação nos serviços de urgência e no cuidado na área da cardiologia, tanto na capital quanto no interior”, afirma.

A implantação dos serviços de cardiologia é mais ação que evidencia a melhoria e expansão dos serviços de saúde no Estado, como declara o secretário. “É uma oportunidade de melhorarmos a qualidade dos serviços de saúde, garantindo o melhor acesso da população, que requerem um atendimento imediato e de forma precoce e, bem cuidada, garante a manutenção da vida dessas pessoas”, disse.

Também estiveram presentes na reunião técnicos da Secretaria de Saúde, o deputado federal, Paulo Mourão, do Tocantins, o secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, o secretário de Administração, Franzé Silva, a diretora do Hospital Getúlio Vargas (HGV), Clara Leal, o médico cardiologista Sebastião Martins, o diretor do Centro de Ciências da Saúde da Facime/Uespi, Vinícius Oliveira, o prefeito de Parnaíba, Florentino Neto e Marcos Tolentino, presidente da Rede Brasil de Televisão.

Por Samara Augusta