O Piauí atingiu a cobertura vacinal geral recomendada pelo Ministério da Saúde para a Campanha Influenza. Ao todo, 517.315 pessoas foram imunizadas contra gripe, o que equivale a 80,80% do público prioritário.

Entretanto, essa cobertura não é proporcional quando relacionada entre os grupos prioritários. Isso porque a cobertura vacinal entre as gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e pessoas com mais de 60 anos ainda não alcançou os 80%. Portanto, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí chama, mais uma vez, para a importância da população se vacinar contra a gripe e recomenda aos municípios a permanência de vacinação destinada a esses públicos.

“A vacinação continua nos postos de saúde, principalmente, para esses três grupos prioritários, onde a meta não foi atingida. Então, quem fizer deles, e que por algum motivo ainda não se vacinou durante o período da campanha, pode procurar qualquer posto de vacinação”, comentou Jurema Chaves, coordenadora Estadual de Imunização. 

Vale ressaltar que após os municípios atingirem a meta por grupo prioritário não haverá reposição do estoque, serão disponibilizadas para o público em geral apenas as doses que ainda se encontram nos postos de saúde.

A vacina tem como objetivo imunizar a população contra três tipos do vírus causador da gripe, o influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. Para ser imunizado, é importante levar o cartão de vacinação e um documento de identificação. 

Por: Allana Sousa