Neblina Orrico Costa apresenta ações para redução da mortalidade materno e infantil Reunião da Comissão de Assuntos Sociais do Senado

O secretário de Estado da Saúde do Piauí, Francisco Costa, participou, na manhã desta quarta-feira (01), de audiência pública interativa na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal, referente ao Pacto de Redução da Mortalidade Materna e Neonatal no país. Na audiência, proposta pela senadora Regina Sousa, o secretário apresentou os indicadores referentes ao Piauí e os investimentos para a Rede Cegonha.

Pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio(ODM), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento(PNUD), a meta nacional é reduzir em três quartos a taxa de mortalidade materna, até 2015. No Piauí, houve queda nos indicativos da mortalidade materna, com a tendência decrescente de 8,3% ao ano. De 2008 a 2014, foi registrada uma redução de 49% na mortalidade materna.

Dentre as causas da redução estão a qualificação dos recursos humanos em pré-natal, o acolhimento com Classificação de Risco, a aquisição de equipamentos, a ampliação de exames laboratoriais. Costa citou, também, a implantação das ações estratégicas da Rede Cegonha, como o Centro de Parto Normal, a organização dos serviços no contexto de Rede de Atenção, o melhor acesso aos serviços de saúde e a melhor qualidade de vida das gestantes.

Outra meta do ODM é reduzir em dois terços, até 2015, a mortalidade de crianças menores de 5 anos. Segundo o secretário, o Piauí registrou uma queda de 25% na mortalidade infantil (crianças de 1 a 4 anos) entre os anos de 2008 e 20014. Como principais causas da redução, o secretário apontou a implantação/expansão da Estratégia Saúde da Família, com uma cobertura atual de 98% e do Programa Bolsa Família.

Para fortalecer as ações, Costa anunciou investimentos de mais de R$13 milhões para a Rede Cegonha, que contemplam desde reformas em hospitais até a construção de leitos de Unidades de Terapia Intensiva(UTI) adulto e Neonatal e Unidade de Cuidados Intermediários(UCI).

“Na política da Rede Cegonha, em parceria com o Ministério da Saúde, estamos viabilizando para algumas unidades hospitalares esse investimento, que objetivam melhorar o acesso e qualificar o atendimento no que diz respeito à assistência ao parto e à gravidez de alto risco”, declarou Costa.

Por Samara Augusta