James Almeida Saúde equipa carretas para realizar exames de mama

Com objetivo de identificar o câncer de mama precocemente, por meio do melhor acesso à realização de exames, a Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com os municípios, vai colocar na estrada duas carretas que vão percorrer o Piauí com oferta de exames de mamografia e ultrassom de mama. O “Programa Amigos do Peito” foi apresentado pelo secretário de Saúde, Francisco Costa, durante reunião da Comissão Intergestora Bipartite(CIB), realizada nesta sexta, 3, na secretaria.

Serão duas carretas equipadas com dois equipamentos de mamógrafo e um de ultrassom, em cada veículo, que ofertarão os serviços pelo Sistema Único de Saúde(SUS), como explica o secretário Francisco Costa. “Essa modalidade itinerante de fazer mamografias é uma oportunidade de poder levar, principalmente, onde temos um vazio assistencial nessa cobertura, para prevenir o câncer de mama. Vamos fazer em parceria com os municípios, através da Atenção básica”.

A expectativa é que até setembro as carretas iniciem a rota pelos municípios, em um calendário a ser anunciado posteriormente. “As carretas ficarão um período nesses locais e poderão realizar um volume significativo de mamografias, o que vai nos ajudar a identificar os casos possíveis de doenças neoplásicas em um tempo inicial, contribuindo com a diminuição da mortalidade ocasionada pela incidência do câncer de mama”, ressalta o secretário.

Com a implantação do Programa, a previsão é que anualmente sejam atendidas mais de 100 mil mulheres em todo o Estado. Por dia, cada carreta tem a capacidade de realizar até 80 procedimentos.

Por Graciene Nazareno