A Secretaria de Estado da Saúde realizará um treinamento para profissionais de saúde do município de Parnaíba, para o diagnóstico da Leishmaniose Tegumentar Americana – LTA, nos dias 07, 08 e 09 de julho próximo, a partir das 8h30, no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela (IDTNP).

“Nesse primeiro momento, a capacitação ocorrerá para técnicos de Parnaíba por ser registrado lá o maior índice casos de Leishmaniose no Estado. A partir do segundo semestre, vamos atender aos profissionais de Altos, Pedro II, Ipiranga, Miguel Alves, Inhuma e Palmeiras do Piauí”, disse Gregório da Silva Júnior, coordenador estadual do Programa de Controle das Leishmanioses.

Bioquímicos, farmacêuticos e técnicos laboratoriais da Secretaria Municipal de Saúde de Parnaíba conhecerão “Reação de Montenegro e Parasitológico”, cujo treinamento ficará a cargos dos profissionais do Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (LACEN) e do Instituto de Doenças Tropicais.

Mais conhecida como Calazar, a Leishmaniose vitimou 22 pessoas no Piauí em 2014, quando foram notificados 434 casos para investigação de Leishmaniose visceral e 78 casos para Leishmaniose Tegumentar (cutânea).  Em 2015, foram 97 casos notificados para visceral e 14 para tegumentar, com registro de dois óbitos no município de Parnaíba, segundo levantamento feito até o dia 27 de maio.

Por Samara Augusta