A Secretaria de Estado da Saúde iniciou, nesta segunda-feira, 06, o III Encontro Piauiense de Vigilância Sanitária e a III Jornada Piauiense em Saúde do Trabalhador, através da Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA). A solenidade de abertura contou com a presença do governador do Piauí, Wellington Dias, do Secretário de Saúde, Francisco Costa, dentre outras autoridades, em Teresina.

Em seu depoimento, o governador Wellington Dias comentou que um dos desafios do Estado do Piauí é aumentar a expectativa de vida da população e destacou a importância do Encontro. “O trabalho desenvolvido nesse evento tem a ver com o Piauí desenvolvido que todos nós queremos e lutamos, espero que aqui possamos amadurecer e planejar estratégias. Vamos investir em estruturas adequadas e recursos humanos qualificados para que juntos e juntos com a sociedade possamos trabalhar com toda força e efeito”, disse.

O Encontro abrange assuntos com temáticas que devem promover uma ampla discussão e reflexão sobre assuntos relevantes à política e práticas de Vigilância Sanitária (VISA) e Saúde do Trabalhador, entre os profissionais da saúde e os representantes de campo de atuação a fins e a sociedade. A DIVISA pretende sensibilizar os profissionais de Vigilância Sanitária sobre a importância da adequação dos processos de trabalho e priorização das ações de inclusão social, e assim, fortalecer parcerias com entidades relevantes para desenvolvimento social e econômico dos municípios.

O Piauí está em fase de implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente. Uma das principais ações do Programa é a obrigatoriedade da implantação de um Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) por estabelecimentos de saúde (hospitais, unidade básica de saúde, ambulatórios, entre outros). “A implantação do programa será uma referência dentro de cada instituição na promoção de uma assistência segura e também na orientação aos pacientes, familiares e acompanhantes de pessoas internadas, estamos fortalecendo essas medidas para que os pacientes recebam os tratamentos da forma mais adequada”, destacou o Secretário de Saúde do Estado, Francisco Costa.

No evento teve ainda a encenação do Teatro de Arte Cênica de Saúde (TACS), do município de Parnaíba. O grupo dramatizou sobre a atuação da Vigilância Sanitária, divulgação do Centro Estadual de Referencia em Saúde do Trabalhador (CEREST), entre outros temas. “É esse tipo de linguagem que a população precisa para se aproximar da Vigilância Sanitária, precisamos estreitar os laços e difundir a importância do nosso trabalho”, comentou a Superintendente da SNVS, Doriane Sousa, elogiando a atuação do grupo cênico.

A Diretora de Vigilância Sanitária, Tatiana Chaves, em seu discurso enfatizou a importância dos trabalhos desenvolvidos pela VISA. “Estamos reunidos aqui, com o objetivo de cuidarmos da prevenção e promoção da saúde em todos os âmbitos da população piauiense, contribuindo para o fortalecimento do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. Salientamos que devemos sempre ter o compromisso de orientar a todos os seguimentos, tanto a população quanto o setor regulado, pois apesar de sermos reguladores devemos lembrar a nossa missão de apoiá-los para que haja mudança de comportamento”, finalizou.

Por: Cyntia Veras