O ciclo de palestras sobre Saúde do Trabalhador integra a programação do III Encontro Estadual de Vigilância Sanitária, que segue nesta terça, dia 7. A proposta da Implantação do Núcleo de Saúde do Trabalhador no Piauí e as Estratégias do Ministério Público do Trabalho na implantação da Norma Regulamentadora (NR 32) no Piauí, que institui as diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde do Trabalhador do Sistema Único de Saúde – SUS foram algumas das palestras destaques da tarde desta segunda, 6.

A primeira palestra sobre a Política Nacional de Saúde do Trabalhador foi apresentada pelo represente da Coordenação Geral da Saúde do Trabalhador, Roque Manoel Perusso, que enfatizou as notificações sobre os agravos de saúde do trabalhador. "Antes de tudo, acho que devemos acolher o trabalhador e investigar aqueles acidentes que por ventura tenha acontecido e assim, provocar ações preventivas para que possamos evitar esses acidentes de trabalho", disse.

A Procuradora do Trabalho, Maria Elena Rêgo, destacou a atuação do Ministério Público do Trabalho para garantir a efetivação de todos direitos trabalhistas, dignos e com direito a saúde, defendendo o meio ambiente seguro e saudável do trabalhador. 

Ainda na programação, o técnico do Ministério da Saúde, Luis Belino, conduziu a palestra sobre Saúde do Trabalha dor na Atenção Básica.

 A programação do Encontro continua nesta terça(7) com temáticas sobre Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária.

Por: Cyntia Veras