Para implementar a nova versão da Caderneta, os municípios piauienses terão até dia 07 de agosto para manifestarem interesse junto à Secretaria de Estado da Saúde. Lançada pelo Ministério da Saúde, a 3ª edição da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa é um instrumento estratégico de qualificação da atenção às pessoas com 60 anos ou mais.

Com a Caderneta é possível o registro e o acompanhamento, pelo período de cinco anos, de informações sobre dados pessoais, sociais e familiares, sobre suas condições de saúde e seus hábitos de vida, identificando suas vulnerabilidades, além de ofertar orientações para o seu autocuidado.

“Embora a distribuição da Caderneta, por parte do Ministério da Saúde, seja feita de forma gradativa, os municípios devem enviar um ofício a nossa coordenação, assim que possível, conforme e-mail explicativo enviado aos secretários municipais, mas que também encontra-se disponível no site da Secretaria”, esclareceu Valdite Costa, coordenadora de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso.

Nesse processo de implementação, a Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa fornecerá assessoria técnica para participação em reuniões locais, oficinas e outros processos formativos referentes à utilização e divulgação da nova versão da Caderneta.

Por: Allana Sousa