Quinze crianças e quatro adultos que sofriam com graves problemas de adenóide e amigdalite foram operadas neste sábado (01/08) no Hospital Getúlio Vargas (HGV). A ação faz parte da programação cirúrgica aos sábado. O objetivo é reduzir a fila de espera do Ambulatório Integrado, urgência e hospitais do interior. A iniciativa é da Secretaria de Estado da Saúde que vem otimizando o número de cirurgias realizadas, tanto em Teresina como no interior.

A diretora do HGV, Clara Leal, explica que é o terceiro sábado que começou a funcionar regularmente o Centro Cirúrgico do HGV, com sucesso. “Somente em três sábados, já conseguimos tirar da fila de espera 54 pessoas, isso significa muito”, observa Clara Leal.

As cirurgias de hoje foram alívio para 15 crianças e quatro adultos que sofriam com  adenóide e amigdalite. Segundo o cirurgião e coordenador da Clínica de Otorrinolaringologia do HGV, Bernardo Cunha, a maioria apresentava dificuldades para respirar, principalmente durante o sono, e era obrigado a tomar medicamentos constantemente. “A cirurgia é o único tratamento para esses casos mais graves”, explica o médico.

O HGV continua com a programação aos sábados e, no dia 08 de agosto, serão contemplados os pacientes da cirurgia geral. A meta é realizar vinte cirurgias de hérnia. Todos são pacientes que aguardam há meses na fila de espera do Ambulatório Integrado.

Por Fátima Oliveira