Completando 11 anos de sua criação, o Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) tem muito que comemorar no Piauí. Desde que foi inaugurado, em agosto de 2004, o CEREST tem realizado ações e disponibilizado serviços para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância.
 
Somente em 2015, foram realizados cerca de 5 mil atendimentos. As vacinas têm sido o serviço mais procurado pelos trabalhadores, sendo mais de 3 mil, seguida das consultas com o médico do trabalho, que totalizam mais de 700.
 
O CEREST oferta atendimento em diversas áreas, através de uma equipe multidisciplinar composta por fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, enfermeiro, assessoria jurídica, médico do trabalho, fonoaudiólogos, entre outros. 
 
Também são desenvolvidas outras atividades, como as de normatização relativas à prevenção de agravos à saúde do trabalhador e a implantação da Rede Nacional de Assistência ao Trabalhador (RENAST).

As ações desenvolvidas e os resultados alcançados junto à comunidade são motivos de entusiasmo e comemoração pelos funcionários. “Trabalho há 10 anos no CEREST e nesse tempo eu pude ver seu crescimento com as ações em prol da saúde do trabalhador. Quero parabenizar toda a equipe do CEREST e desejar a todos que a gente continue firme nessa caminhada, lutando por um processo de trabalho mais digno e com menos riscos para os trabalhadores”, afirma a fonoaudióloga, Carlene Bitu.
 
O CEREST é um serviço do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúdo, destinado a trabalhadores urbanos e rurais, do setor público e privado, com carteira assinada ou não, independente do tipo de vínculo empregatício.

Por Cyntia Veras