Nos dias 2 e 3 de setembro será realizado, em Teresina o Fórum, de Leishmaniose (calazar), para discutir o fluxo do diagnóstico da leishmaniose visceral canina. Promovido pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, o evento contará com a presença do representante da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Lucas Edel Donato e de Andreza Pain, da equipe da Funede (Fundação Ezequiel Dias), de Minas Gerais, referência em controle da doença.

No primeiro dia do Fórum, os técnicos irão apresentar o teste rápido de imunocromatográfico para profissionais do Laboratório Central do Piauí (Lacen), Secretaria de Estado da Saúde, Centro de Controle de Zoonoses de Teresina e Núcleo de Entomologia do Piauí (NEP/UFPI), e dos municípios polo Picos, Floriano e Parnaíba.

“Esse novo teste tem maior eficácia no sentido da precisão do diagnóstico e nós, enquanto estado, vamos multiplicar esses ensinamentos para as equipes de saúde dos demais municípios do estado”, disse Gregório da Silva Júnior, coordenador de Laishmanioses da Diretoria da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde (Duvas).

Os técnicos do Ministério e da Funede também irão divulgar o novo protocolo do diagnóstico da Leishmaniose e farão visita técnica ao Lacen, onde prestarão assessoria para o controle de qualidade do Laboratório.

No Piauí, foram notificados 80 casos de Leishmaniose Visceral Humana (LVH), de janeiro a junho de 2015, com dois óbitos confirmados no município de Parnaíba. No mesmo período foram notificados 16 casos de Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA), sem registro de óbito.

Por Samara Augusta