Com a primeira etapa da obra concluída, funcionários e usuários comemoram a nova realidade na assistência do Hospital Regional Senador Dirceu Arcoverde, em Uruçuí. Atendendo a uma população estimada de 350 mil habitantes, de 15 municípios, o hospital conta com novas instalações dos setores de emergência, sala de procedimentos, enfermarias, consultório médico, entre outros.

Ao todo, o hospital está recebendo mais de R$ 6,3 milhões em investimentos para reforma e ampliação. Nesta etapa entregue, 21 leitos de enfermarias adulta, feminina e masculina, além de infantil, foram reformadas e climatizadas. Assim como a sala de procedimentos, consultório médico, laboratório, farmácia, banco de sangue, posto de Enfermagem e repouso para profissionais.

Essas mudanças motivam e integram mais ainda aos cerca de 130 profissionais que atuam na casa. Uma delas é a técnica de enfermagem Maria dos Anjos, que trabalha há 29 anos no hospital. Emocionada, a funcionária relata que no dia a dia, ver as obras acontecendo, dá ânimo tanto aos funcionários como aos pacientes. "É um sonho para nós, que há tanto tempo ouvíamos falar dessa reforma e nada acontecia. Dá gosto pra gente atender. Até mesmo pro paciente que chega aqui", diz a servidora.

A segunda etapa da obra, que compreende a área frontal, fachada e paisagismo, deve ser entregue até o final deste ano. Ao todo, o hospital vai contar com 50 leitos.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, que visitou o hospital na tarde deste sábado, 30, a conclusão da obra representa o compromisso do governo em melhorar cada vez a saúde do Piauí, em especial daquela região. "Sabemos do anseio e do sonho da população, em ver essa obra realizada, concluída. É um compromisso nosso, do governador Wellington Dias, de tornar esse sonho realizado".

As obras da Regional de Saúde e do Cerest também seguem de forma acelerada.

Amigos do Peito
Com 247 exames de mamografia realizados, o secretário de Saúde Francisco Costa e a prefeita Liziane Franco encerraram a semana do Programa Amigos do Peito, em Colônia do Gurguéia.
Dona Emerlina da Costa, 64 anos de idade, moradora da zona rural de Alvorada do Gurguéia, nunca havia realizado um exame de mamografia. Para ela, mais que cuidado com a sua saúde. "Isso é uma bênção, minha filha, nunca tinha feito na vida esse exame. A agente de saúde do meu povoado foi lá em casa, pegou os meus dados e me levou ao posto de saúde. Espero que der tudo certo", declarou.

A carreta segue para Uruçuí, onde fará atendimento nos dias 31de agosto a 5 de setembro. Serão atendidas 240 mulheres, prioritariamente entre 50 a 69 anos de idade.
Além de Uruçuí, serão atendidos os municípios de Sebastião Leal, Baixa Grande do Ribeiro e Ribeiro Gonçalves.