Ascom Sesapi Cinquenta pacientes passam por cirurgia e saem da fila de espera

Cinquenta pacientes que estavam há meses aguardando por uma cirurgia de Catarata e procedimentos ortopédicos saem da fila de espera neste sábado (29). O Governo do Estado através da Secretaria de Saúde e direção do Hospital Getúlio Vargas (HGV) fazem ação conjunta com o objetivo de reduzir a fila do Ambulatório e atender pacientes que precisam de cirurgias no interior do Estado e Teresina.

Como o caso do aposentado Francisco Carlos, proveniente do município de Demerval Lobão, há três meses aguardando por uma cirurgia de catarata. “Estou feliz porque agora vou poder enxergar melhor”, diz, aliviado. E assim como ele, trinta pacientes que estavam aguardando por uma cirurgia de catarata saem da fila de espera do Ambulatório do HGV.

Na ortopédia, vinte serão operados. Entre eles, a dona de casa Marinalva Macedo da Silva, 35 anos, moradora do bairro Monte Castelo, zona Sul de Teresina, que há cerca de um ano pilotava sua motocicleta quando foi atropelada por um carro. No acidente, ela sofreu uma grave fratura na perna esquerda e foi obrigada a passar por uma cirurgia no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Devido à gravidade da fratura, o tratamento de Marinalva Macedo foi longo e complexo. Neste sábado (29), ela foi uma das vinte pessoas submetidas a procedimentos ortopédicos de média e alta complexidade no Hospital Getúlio Vargas (HGV). A sobrinha dela, Jéssyca Azevedo, conta que a tia ficou muito feliz quando soube que seria operada, pois o que ela mais deseja é voltar logo a trabalhar.

E toda essa alegria pôde ser facilmente constatada quando Marinalva deixava o Centro Cirúrgico, após o procedimento, a caminho da enfermaria. “Eu estava na expectativa todo esse tempo.E esse momento de alívio para mim finalmente chegou. Espero, agora, voltar logo às atividades normais, tudo com mais saúde”, comemora a dona de casa.

A diretora geral do HGV, Clara Leal, diz que o funcionamento do Centro Cirúrgico aos sábados representa um esforço do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), e do Hospital para ampliar a oferta de cirurgias; o que tem apresentado resultados positivos, pois tem contribuído para a redução da fila de espera do Ambulatório Integrado; além de ajudar a desafogar o HUT e outros hospitais do interior do Estado e da capital.

Por: Fátima Oliveira e Solinan Barbosa