Ascom HGV HGV atinge meta de realizar mais de mil cirurgias no mês de agosto A equipe comemora a melhora nos indicadores do HGV.

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) atingiu a meta de realizar mais de mil cirurgias no mês de agosto. Ao todo, foram 1.157 procedimentos. Desde a saída do Serviço de Pronto Socorro (SPS) em 2008, a média de cirurgias realizadas no Hospital era de 750 cirurgias/mês. Segundo a diretora geral, Clara Leal, isso somente foi possível devido um esforço conjunto entre Secretaria Estado da Saúde e HGV.

Os dados são do Relatório Mensal de Levantamento Cirúrgico do hospital do mês de agosto/2015. Segundo o Relatório, as áreas que mais realizaram cirurgias foram à Ortopedia com 302 cirurgias; Clinica Cirúrgica com 157 procedimentos realizados; seguida da Oftalmologia, com 154; Urologia com 135 e Vascular com 122 cirurgias.

As áreas de Otorrinolaringologia com 77; Neurologia com 51; Plástica com 26 e Buco-maxilo com 20 procedimentos.

Para Clara Leal, isso representa um avanço na gestão e na assistência. “num trabalho conjunto com a Secretaria de Saúde, conseguimos ampliar o volume cirúrgico e a meta é melhorar cada vez mais. Até dezembro, com a ampliação de mais sete salas cirurgias, o HGV poderá contribuir ainda mais como hospital retaguarda”, explica a diretora.

O Relatório aponta que houve um aumento de quase 100% no volume de cirurgias ortopédicas no mês de agosto em relação ao mesmo período dos anos anteriores. Em 2013, foram realizadas 165 cirurgias ortopédicas em agosto; em 2014, a média foi de 150 procedimentos no mesmo período. E em 2015, 302 cirurgias.

Por Fátima Oliveira