Astrid Lages Evangelina Rosa assegura presença de acompanhante durante parto Janaína e Alzira aguardando a hora do parto.

Quando Janaína Moraes, 23 anos, deu entrada na Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) para ter seu primeiro filho não precisou ter preocupação com o auxílio que teria. Isso porque a Maternidade Dona Evangelina Rosa deixa assegurado o direito previsto na Lei Federal nº 11.108 que garante às gestantes a presença de acompanhante durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS.

Esta é mais uma das garantias que a Maternidade vem implantando para propiciar maior conforto às pacientes e seus bebês. “A presença do acompanhante com as gestantes é permitida, tanto no Centro Obstétrico da Evangelina Rosa, mesmo em situações de parto de risco, quanto no Centro de Parto Normal (CPN), onde há o risco habitual”, informa médico e diretor técnico da Maternidade, Joaquim Parente.

Segundo o diretor, a única restrição existente é quanto à presença de acompanhante nos partos cesariana, realizados no Centro Cirúrgico, isso porque, nesse tipo de procedimento, existe o risco de possíveis infecções hospitalares. “Durante o ato cirúrgico ainda não encontramos a forma de viabilizar a presença do acompanhante”, explicou Parente, enfatizando que, tão logo a paciente esteja estabilizada, é levada à sala de recuperação e o acompanhante é convidado a permanecer do lado da parturiente.

Parente acrescentou ainda que o os profissionais da MDER estão discutindo a proposta de viabilizar a colocação da criança no colo da paciente, nas cesáreas. ”O contato pele a pele é muito importante para a mãe e, principalmente para o bebê. Mas precisamos fazê-lo com segurança”, concluiu o diretor técnico.

Para o médico José Brito, diretor geral da MDER, a maternidade está procurando uma fórmula de instituir a presença do acompanhante durante o ato cirúrgico. “É um processo que demanda um pouco de tempo, porque é preciso equacionar com os profissionais que trabalham do centro cirúrgico para este tipo de procedimento, visando somente proteger mãe e filho de complicações infecciosas”, concluiu.

Maternidade de referência

A Maternidade Dona Evangelina Rosa é referência em cuidado com as mães e bebês do Piauí e estados vizinhos. Para incrementar sua eficiência, a maternidade viabilizou a preservação da privacidade da paciente, utilizando cortinas de individualização de leitos.  “Aqui é ótimo! Toda hora tem alguém atendendo a gente. Estou me sentindo muito segura ”, disse a futura mamãe, Janaína Santos.

Ela e sua acompanhante, Alzira Santos, ressaltaram a importância de ter a privacidade nesse momento. “Essa é a segunda vez que estou aqui, como acompanhante. E está tudo mudado. Muito melhor agora. Desde a hora que chegamos aqui, sempre vem alguém orientar como devemos fazer. Vejo que ela está se sentindo muito bem a vontade”, disse Alzira .

Por Astrid Lages