O governador Wellington Dias, juntamente com o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, apresenta aos prefeitos dos territórios Vale do Rio Guaribas, Vale do Canindé e Vale do Rio Sambito o novo modelo de gestão a ser implantado no Hospital Regional Justino Luz, em Picos. A reunião acontece nesta sexta, 2, a partir das 10h30, na Agência de Tecnologia da Informação (ATI) e deve reunir aproximadamente 70 gestores daquelas regiões. A iniciativa da apresentação surgiu logo após a reunião desta quarta, 30, entre o governador, secretários de Estado, deputados estaduais e Associação Piauiense dos Municípios(APPM).

Na reunião, será explanada como será a implantação da gestão por uma Organização Social sem Fins Lucrativos(OS) no Hospital e os benefícios aos usuários do Sistema Único de Saúde, além das garantias dos direitos dos servidores daquela casa. Com a implantação, o Estado espera triplicar os atendimentos, tanto ambulatorial, como cirúrgicos.

“Todos os direitos que os servidores têm serão garantidos. O atendimento no hospital continua 100% público. O que muda? Hoje, fazemos 77 cirurgias por mês e vamos passar a fazer mais de 350 cirurgias (mês). O que vai mudar é que ampliaremos o número de exames e de atendimentos clínicos. Vamos multiplicar os resultados, os serviços prestados”, garantiu o governador.

O presidente da APPM, Arinaldo Leal, mostrou-se favorável ao novo modelo a ser adotado, pois “defende que a população, estimada em mais de 500 mil habitantes, não pode mais sofrer com a fata de um serviço resolutivo e de qualidade no Hospital Justino Luz, que está em Picos, mas é de todos que moram naquela região”.

O secretário Francisco Costa vai apresentar as metas que devem ser atingidas pela nova gestão, que, em seis meses, já deve mostrar resultados positivos. Atualmente, a taxa de cumprimento de metas chega a 39%. Em seis meses, pelas cláusulas contratuais, a meta é que alcance 90% de produtividade.

“O aumento na capacidade resolutiva, no melhor acolhimento à população, melhor oferta de exames e internações clínicas e cirurgias, de modo a diminuir a grande fila de espera, que existe naquela região, é nosso objetivo, sempre olhando para quem precisa dos serviços no hospital”, afirma o gestor.

O novo modelo de gestão também será apresentado aos servidores do Hospital Regional Justino Luz.

Hospital de Picos
Com uma demanda de aproximadamente 500 mil habitantes, de 59 municípios circunvizinhos, tanto do Piauí como do Ceará e Pernambuco, o Justino Luz funciona 24 horas, com atendimento ambulatorial, urgência e emergência, internações, centros cirúrgicos, realização de exames, sendo referência de média e alta complexidade para aquela região.

Apesar do alto custo mensal, de cerca de R$ 3,4 milhões, o quadro situacional do hospital apresenta uma série de deficiências que limita a oferta de um serviço resolutivo e de qualidade, elevando as reclamações e as transferências para Teresina.

O que é OS?

Uma Organização Social (OS) é uma qualificação, um título, que se outorga a uma entidade privada, sem fins lucrativos, para que ela possa receber determinados benefícios do Poder Público (dotações orçamentárias, isenções fiscais etc.), para a realização de seus fins, que devem ser necessariamente de interesse da comunidade.

Com esse título, é possível celebrar um Contrato de Gestão, um modelo de administração pública que pretende ser mais eficiente.

É o ajuste celebrado pelo Poder Público com órgãos e entidades da administração direta, indireta e entidades privadas qualificadas como organizações sociais, para lhes ampliar a autonomia gerencial, orçamentária e financeira ou para lhes prestar variados auxílios e lhes fixar metas de desempenho na consecução de seus objetivos.

Por Graciene Nazareno