Samara Augusta LACEN implanta comitê gestor formado por usuários e funcionários

O Laboratório Central de Saúde Pública “Dr. Costa Alvarenga” (LACEN/PI) completa 38 anos hoje, 2 de outubro, comemorando avanços na qualidade dos serviços prestados à população piauiense. Durante as comemorações realizadas durante o dia, foi anunciada a implantação do Colegiado Gestor do LACEN, formado tanto por funcionários, como usuários, e que objetiva discutir e deliberar sobre as ações e atividades do órgão.

“É nossa intenção fazer uma gestão compartilhada, porque não temos como ouvir os funcionários que ficam na ponta, com suas ideias. Então, quero chamá-los para pensar junto conosco, para que todos tenham a oportunidade de contribuir na gestão. Vamos trazer experiências, com os servidores escolhendo seus líderes”, disse Walterlene Carvalho, diretora do Laboratório.

O comitê gestor tem como objetivo discutir e deliberar sobre questões relativas ao órgão onde está implantada. É constituído por funcionários, usuários e gestores, tendo o poder de deliberar ações que vão ajudar o gestor geral no sentido de melhorar o funcionamento do órgão.

Para iniciar o processo de implantação, durante o evento, o LACEN realizou uma roda de conversa para troca de experiências no funcionamento do colegiado gestor da Maternidade Dona Evangelina Rosa, do Hospital Infantil Lucídio Portela e Hospital Getúlio Vargas e apoiadores da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde.

O médico José Teixeira foi um dos que participou da implantação do colegiado gestor do Hospital Infantil, o primeiro do Estado a aderir a esse formato de gestão.  “Veja como a grande vantagem a valorização do servidor, desde o mais simples ao mais graduado. Todos colaboram com todos. Outro ponto positivo é a inclusão de novos membros no processo de gestão, todo mundo passa a ter direito a opinar sobre a gestão do órgão. E por último, o aperfeiçoamento dos processos de trabalho, com mais qualificação, integração entre os servidores, um espaço pedagógico onde se aprende e se ensina”, disse.

Serviços à população

Credenciado pelo Ministério da Saúde em Serviço de Referência em Exames Laboratoriais em Triagem Neonatal, o LACEN/PI atende mensalmente 10.547 pacientes, realizando 5.308 exames de Saúde Pública, 3.155 exames de Triagem Neonatal, 2.044 exames de Citopatologia e 40 exames de Transplantes, em média.

O LACEN é vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, através da Superintendência de Vigilância em Saúde. Atende demandas provenientes das Regionais de Saúde, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e Vigilância Ambiental. Tem como atribuições coordenar a rede de laboratórios públicos e privados, habilitar laboratórios para integrar a rede estadual e controlar a qualidade das análises na rede de laboratórios.

Por Samara Augusta