Solinan Barbosa Trinta pacientes passam por cirurgias de catarata no HGV

Trinta pacientes do Ambulatório Integrado do Hospital Getúlio Vargas (HGV) passaram por cirurgias de catarata, neste sábado (03).  Essa foi mais uma ação, desde que o Centro Cirúrgico do HGV passou a funcionar regularmente aos sábados, desde o mês de julho. A ação é articulada pela Secretaria de Estado da Saúde e direção do Hospital como forma reduzir a demanda cirúrgica reprimida. A decisão já beneficiou mais de 170 pessoas, nas especialidades de Ortopedia, Ginecologia, Otorrinolaringologia, Cirurgia Geral e Oftalmologia.

Uma das pessoas beneficiadas foi o aposentado Raimundo Nonato da Silva, 61 anos, do bairro Mocambinho III, zona norte de Teresina. Ansioso, aguardava o momento de entrar no Centro Cirúrgico. Ele conta que estava com a visão embaçada, não conseguindo distinguir bem as cores, que apareciam de forma desbotadas.

Após a cirurgia, seu Raimundo Nonato era só alegria e confiança. “Estou feliz em ficar livre desse problema. Agora terei mais segurança e independência para realizar minhas tarefas do dia a dia”, disse, com um sorriso de quem voltará a enxergar a vida de uma forma mais colorida.

A catarata é a opacificação (escurecimento) do cristalino, a lente normalmente clara e transparente do olho, e os sintomas mais comuns são o embaçamento da visão e ofuscamento e/ou sensibilidade à luz.

O procedimento cirúrgico é realizada com anestesia local (em forma de colírio ou micro-bloqueio), sem necessidade de internação. Logo após a cirurgia, o paciente é liberado com os cuidados pós-operatórios prescritos pelo médico. O tempo de cirurgia é em torno de 15 minutos.

Fizeram parte da ação os médicos oftalmologistas Napoleão Bonaparte de S. Júnior, Namir Clementino, Alessandra Silveira, Luís Augusto C. Branco e Herculano Carvalho. Os anestesistas Abílio Servedo e Célia Coelho; além de enfermeiros, técnicos de enfermagem e maqueiros.
 

Por Solinan Barbosa