O Serviço de Hemodinâmica do Hospital Getúlio Vargas (HGV), realiza nesta quarta-feira (25), um procedimento inédito de cirurgia endovascular de aneurisma de aorta abdominal.  A cirurgia será realizada pelos cirurgiões Martônio de Assunção e Nilo Luiz. O HGV é a primeira instituição pública do Estado do Piauí a fazer esse procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O paciente Joaquim Pereira da Silva, 79 anos, é portador de um aneurisma de aorta abdominal. Segundo o cirurgião Martônio de Assunção será colocada uma endoprótese na aorta sem abertura de abdômen. O cirurgião explica que esse tipo de procedimento evita a perda sanguínea e reduz o tempo de permanência na UTI e, consequentemente, no Hospital.

Segundo o cirurgião, a nova técnica aumenta o índice de sucesso na cirurgia. “Antes era realizada a cirurgia convencional, em que abria o abdômen do paciente, mas este procedimento resultava em um alto índice de mortalidade”, disse o médico. “A nova tecnologia é recente e o HGV já está apto a fazer”, ressalta Martônio de Assunção.

Para que a cirurgia possa ser realizada, sem risco para o paciente, o Hospital solicitou a compra de uma endoprótese para a aorta abdominal que, em uma instituição particular, custaria aproximadamente R$ 65 mil, sendo R$ 45 mil o valor da endoprótese utilizada.

Por Fátima Oliveira