A formação técnica do Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Monsenhor José Luiz Barbosa Cortez (ETSUS-PI), em Teresina, é destaque na revista RET-SUS, da Rede de Escolas Técnicas do SUS, edição do mês de setembro/outubro.  Na seção ‘Escola em Foco’, a matéria destaca as escolas da Rede por ter formado 444 alunos como técnicos em agente comunitário de saúde e com previsão de novas turmas.

Veja a matéria:

O Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Monsenhor José Luiz Barbosa Cortez (ETSUS-PI), em Teresina, entra para a história da Educação Profissional em Saúde e, especificamente, da Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS) com a formação de 444 alunos como técnicos em agente comunitário de saúde. A iniciativa envolveu trabalhadores de saúde dos territórios de Vale do Sambito (234) e Serra da Capivara (210), que faziam parte das equipes de Saúde da Família e realizado a primeira etapa formativa em 2006. Na ocasião, foram envolvidos 6.915 profissionais. “A oferta do curso se deu pela necessidade imediata de aperfeiçoamento e mudança da prática profissional, visando à qualidade dos serviços prestados à comunidade”, justificou a coordenadora geral da ETSUS-PI, Josellia Moreira.

Na região da Serra da Capivara, foram nove turmas formadas, que incluiu os municípios de São Raimundo Nonato, Caracol, Anísio de Abreu, Dom Inocêncio, São Braz, João Costa, Campo Alegre do Fidalgo, Fartura, Guaribas, São João do Piauí, Dirceu Arcoverde e Várzea Branca. Outras nove turmas foram formadas na região do Vale do Sambito — a sede foi a cidade de Valença, envolvendo os municípios de Inhuma, Ipiranga, Pimenteiras, Várzea Grande, Novo Oriente e Elesbão Veloso.

Com 1.200 horas de aula, o curso ocorreu em três etapas, por meio dos quais as atividades de supervisão foram realizadas no próprio ambiente de trabalho dos alunos. A primeira etapa, iniciada em 2006, aconteceu com recursos do Ministério da Saúde. Em 2013, a escola promoveu a segunda e a terceira etapas da formação técnica, com ajuda do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para a Saúde (Profaps) do Ministério da Saúde. “O curso teve como finalidade formar os agentes para atuar como técnicos de nível médio junto às equipes multiprofissionais da Estratégia Saúde da Família, instrumentalizando-os para o exercício profissional de forma interdisciplinar e fortalecendo a dimensão da integralidade das ações sob a lógica de um modelo de atenção à saúde focada no território, na comunidade, na família e no indivíduo”, ressaltou Josellia.

Confira a matéria completa aqui.

Fonte: Revista Rede de Escolas Técnicas do SUS, Ano IX, nº 74