Foto: Allana Sousa HEMOPI homenageia doadores voluntários

Hoje é o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue e, em alusão a essa data, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) realiza, desde a segunda-feira (23), atividades direcionada aos doadores. Nesta quarta-feira (25), o público contou com homenagens especiais e apresentações artísticas, no auditório do Centro.

“Referência para todo o Piauí, o Hemopi conta com milhares de doadores registrados no banco de dados. E, hoje, além de homenagear aqueles que praticam a doação voluntária pelo simples ato de altruísmo, em poder doar sangue e ajudar a salvar uma vida, estamos compromissados em manter o nosso estoque sempre cheio e com qualidade”, disse o diretor-geral do Hemopi, Jurandir Martins Filho.

Jorge Holanda, representante da torcida Mancha Verde Teresina, conta que, há sete anos, a entidade mobiliza pessoas para a doação de sangue. “A nossa primeira doação foi em 2008, ano da nossa fundação. Desde então, estamos aqui pelo menos uma vez ao ano, salvando vidas”, disse.

De 1º de janeiro a 19 de novembro, deste ano, foram realizadas 46.495 doações de sangue e cerca de 2 mil atendimentos ambulatoriais. Para otimizar o atendimento da população, está em processo licitatório a reestruturação da hemorrede piauiense com a reforma do Hemocentro Regional de Floriano e de 24 agências transfusionais, e ainda aquisição de equipamentos e material permanente e treinamento de recursos humanos.

As homenagens seguem até o próximo dia 27 (sexta-feira).

Por: Allana Sousa