Para intensificar o número de cirurgias, o Hospital Local Gerson Castelo Branco, em Luzilândia, lançou o projeto Curumirim que vai realizar 48 cirurgias pediátricas, em crianças na faixa etária de 4 meses a 12 anos de idade, nos dias 27 e 28 de novembro. A ação integra é uma estratégia da Secretaria de Estado da Saúde em aumentar a oferta de procedimentos cirúrgicos e atender a demanda em todo Piauí.

O projeto foi lançado em outubro, atendendo 79 crianças com a realização de consultas e exames, das quais, foram identificados 48 pacientes com necessidade de procedimentos cirúrgicos como, fimose, hérnia, retirada de cistos, dentre outras.  

Essa é a primeira vez que o Hospital de Luzilândia promove uma ação dessa natureza. Realizar cirurgias pediátricas de baixa e média complexidade, sem necessidade de deslocamento a Teresina.

Além de Luzilândia, a unidade atende mais oito municípios da região: Madeiro, Joca Marques, Joaquim Pires, Matias Olímpio, Murici dos Portelas, Batalha, Porto, São João do Arraial e também Maranhão.

O hospital conta serviços de urgência e emergência, ambulatório, fisioterapia, exames de raio-X e de laboratório. Por mês, são realizadas em média entre 60 a 80 cirurgias. Além de Luzilândia, a unidade atende mais oito municípios da região: Madeiro, Joca Marques, Joaquim Pires, Matias Olímpio, Murici dos Portelas, Batalha, Porto, São João do Arraial e também Maranhão.

Allana Sousa