Encerrando as atividades alusivas ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, a Secretaria de Estado da Saúde realiza a Oficina Estadual Multiprofissional sobre Diabetes Mellitus e Workshop sobre Pé-diabético nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. A Oficina é destinada a profissionais da Atenção Básica como forma de instrumentalizar esses profissionais para um diagnóstico rápido e tratamento mais eficaz.

De acordo com dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF), em todo o mundo, mais de 387 milhões de pessoas têm a doença e a cada 7 segundos, uma pessoa no mundo morre por diabetes. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, já são cerca de 14 milhões de pessoas com diabetes e aparecem 500 novos casos por dia.

No Piauí, cerca de 118 mil pessoas sofrem com o diabetes. Nos últimos cinco anos (2010 a 2014) foram registradas 5.765 mortes em decorrência da doença, 1.186 somente em 2014. Os óbitos foram registrados em maior escala nas faixas etárias entre 70 e 79 anos (com 324 falecimentos) e 80 anos ou mais (com 406 óbitos).

O secretário de Estado da Saúde, o médico endocrinologista Francisco Costa, faz algumas orientações a esses pacientes, recomendando que hábitos simples podem fazer a diferença na prevenção do diabetes. “Hábito de vida saudável, com atividades físicas regulares, evitar o sedentarismo, o tabagismo, são algumas práticas simples que podem ser feitas no cotidiano, que ajudam a prevenir o aparecimento dessa doença e que tem todo um controle, desde que a pessoa passe por uma adequação, uma mudança de estilo de vida”, afirma.

“A mudança de hábito, muitas vezes é um simples sacrifício que se faz em prol de uma vida cada vez mais saudável, tranquila, o que evitar sequelas que são possíveis de acontecer tanto na visão, como renal e vascular”, explica. Uma das complicações pode ser amputação de membros, que segundo o médico angiologista e cirurgião vascular Valrian Feitosa, ocorrem entre três e quatro diariamente no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Esses e outros temas relacionados à prevenção, medicamentos e alimentação para diabetes serão abordados na Oficina. A programação tem o apoio da Supervisão do Programa Hiperdia, em parceria com a Coordenação Nacional de Hipertensão e Diabetes, Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabolismo - PI, Fundação Oftalmologia do Piauí, Sociedade Brasileira de Cardiologia – PI e Associação dos Diabéticos do Piauí (ADIP).

PROGRAMAÇÃO

Dias: 30/11 e 01/12/2015

Local: Diferencial Buffet

Rua São Pedro c/Rua Mato Grosso – Bairro Ilhotas

Dia 30 de novembro

8h00 – Acolhimento e entrega de material

8h30 – Abertura

9h00 - Perfil Epidemiológico do Diabetes Mellitus no Estado

  • Valdite Barros da Costa – Enfermeira/ Coordenadora Estadual de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso

09h30 – Coffee break

10h00 - Diabetes Mellitus – Diagnóstico e tratamento

  • Dr. Wallace Rodrigues de Holanda Miranda - Endocrinologista

11h às 12h00 - Complicações Cardiovasculares X Diabetes

  • Dr. Francisco José Lima – Cardiologista

12h00 às 12h30 - Debate

12h30 - Almoço

14h00 às 17h00 - Avaliação e orientações para o dia a do diabético na Atenção Básica (UBS do Poty Velho) uma experiência exitosa

  •     Nancy Loyola (Enfermeira)
  • Alexandrina Marina – Nutricionista
  • Rodrigo Santos do Monte - Educador Físico

 

Dia 01 de dezembro

8h00 – Acolhimento e abertura

 8h30 às 9h00 - Uso de prótese, órtese, meias e sapatos especiais/SUS – O que o SUS tem para oferecer?

  • Leonardo Raphael Santos Rodrigues – Fisioterapeuta/ Gerente de Reabilitação Física do CEIR

9h00 às 10h00 - Doença Vascular e Pé Diabético

  •    Dr. Valrian Campos Feitosa  – Angiologista

10h00 às 10h15 - Debate

10h15 - Coffe break

10h15 às 11h30 - Características e causas do Pé Diabético

  • Cláudia Daniela Avelino Vasconcelos Benícios – Enfermeira

11h30 às 12:30 – Ambulatório de feridas e experiências exitosas no tratamento

  • Profª Sandra Marina Gonçalves Bezerra – Enfermeira – Especialista em Estomaterapia

Por Samara Augusta