O governador Wellington Dias participa, nesta sexta-feira (27),  às 11h, de reunião no Palácio de Karnak, para tratar sobre um plano de contingência da dengue,  zica e chikungunya no estado.

A ideia,  de acordo com o governador, é envolver toda a sociedade em ações de combate e prevenção ao mosquito "Aedes aegypti", transmissor das referidas doenças.

De acordo com dados apresentados pelo secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, no ano de 2015, no Piauí,  até o momento, foram 7. 458 casos notificados e 6. 052 casos confirmados da dengue e 2 óbitos,  3 de zica e 2 de chikungunya.

Na relação de municípios com maior taxa de incidência de dengue estão Alegrete, Avelino Lopes e Santana do Piauí. E em situação de alerta estão Buriti dos Lopes,  Buriti dos Montes, Campo Grande do Piauí,  Cocal,  Francisco Santos,  Jaicós,  Monsenhor Hipólito,  Pedro II,  São Miguel do Tapuio e Uruçuí.

Diversas entidades,  além dos prefeitos dos referidos municípios, são convidados a participar dessa reunião: Associação Piauiense de Municípios (APPM), Corpo de Bombeiros,  Escoteiros,  Igrejas,  Conselhos de Saúde, Secretaria da Educação do Piauí (Seduc),  Exército e Funasa Nacional de Saúde (Funasa).

Fonte: Governo do Estado