A pequena Isadora, de apenas 4 anos de idade, mostra um sorriso tímido, mas de uma alegria contagiante. Ela e mais 52 crianças foram submetidas a cirurgias nesta sexta e sábado(27 e 28) no Hospital Local Gerson Castelo Branco, em Luzilândia. Recebidos com festas e personagens infantis, os pequenos pacientes foram prontamente atendidos, num mutirão de profissionais que veio de Teresina, do Hospital Infantil Lucídio Portela, num intercâmbio que leva alegria e resolutividade na saúde.

Como estratégia para atender de forma mais rápida e com resolutividade às demandas tanto no interior como na capital, a Secretaria de Estado da Saúde adotou como ação a intensificação no número de cirurgias, ação que ocorre aos finais de semana e feriados. E os números mostram bons resultados: somente nesse sábado(28), mais de 100 procedimentos, entre cirurgias e exames de colonoscopia(este realizado no HGV) foram realizados, tanto no Hospital Local, em Luzilândia, como no Hospital Getúlio Vargas e Infantil Lucídio Portela. Ao logo dos últimos meses, foram cerca de 350 procedimentos cirúrgicos no HGV.

E realizar cirurgias no interior traz mais benefícios: evita o deslocamento de pacientes para Teresina e mostra ainda que nos hospitais da rede pública estadual têm resolutividades. Isso, a dona Raimunda Loiola, mãe de Isadora, sabe muito bem. “Achei muito importante, porque a gente que mora longe da capital teve um acesso de qualidade e a gente se sentiu muito segura com os médicos que vieram pra cá. Minha filha ficou muito contente porque fez a cirurgia perto de casa e eu também, porque já conheço os profissionais do Hospital, que sempre recebem a gente tão bem”, afirma.

Com nome Projeto Curumirim, o Hospital realizou em outubro a triagem dos pacientes, onde 79 crianças foram atendidas com consultas e exames. Dessas, 53 tinham necessidade de receber intervenção cirúrgica, como fimose, hérnia, retirada de cistos, dentre outras. Essa é a primeira vez que o Hospital de Luzilândia promove a ação dessa natureza. Realizar cirurgias pediátricas de baixa e média complexidade, sem necessidade de deslocamento a Teresina. 

Ao todo, foram 107 profissionais envolvidos na ação, que teve à frente o cirurgião Alderico Tavares, e ainda os cirurgiões Ivo Lima e Rogério Medeiros, além de três residentes do Hospital Infantil. 

A diretor do Hospital, Maria José Matão, adianta que já está nos planos mais cirurgias infantis para janeiro de 2016, ação que alegra filhos e mães. “Estou muito feliz, pois percebi a gratidão nos olhos das mães. O acesso, a qualidade no atendimento. Agradeço toda equipe que se empenhou e correspondeu ao objetivo do projeto. E conversamos com a equipe do Hospital Infantil para retornar no início do próximo ano. E não vamos parar por aqui, porque esse projeto é dos SUS e traz benefício às famílias, a todos”.

Por Graciene Nazareno