A Secretaria Estadual de Saúde do Piauí e as Instituições de Educação Superior Universidade Estadual do Piauí - UESPI e Universidade Federal do Piauí (UFPI) firmaram hoje (30) compromisso de implementar o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/GraduaSUS) para qualificação de executores de dois projetos aprovados nos termos do Edital SGTES/MS nº 13, de 29 de setembro de 2015.

Alunos da Faculdade de Ciências Médicas (FACIME/UESPI) desenvolverão o projeto no âmbito da Rede de Cuidados com a Pessoa com Deficiência e a UFPI/Campus Floriano se deterá aos estudos da implementação da Rede Cegonha no Estado.

“As instituições deverão implementar e manter um espaço de gestão colegiada com foco na reorientação da formação para o SUS, envolvendo representantes do projeto e também, contribuir para os processos de acompanhamento e monitoramento do projeto a serem realizados pelo Ministério da Saúde”, esclarece Miriane Araújo, gerente de Vigilância em Saúde.

Segundo Andréa Lima, Diretora do Centro de Ciências da Saúde/FACIME/UESPI, as instituições disponibilizarão tutores, preceptores e coordenadores para acompanhar esses alunos que estarão inseridos no SUS. “O Ministério manda recursos financeiros, a Secretaria e as universidades não precisam entrar com contrapartida financeira. Além disso, ganham mão de obra para executar tarefas que estão precisando, de alguma forma, de um olhar mais qualificado”, disse.

Para o diretor da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde, Herlon Guimarães, “esses projetos fazem parte da política de extensão, além dos muros da universidade, o que melhora a qualificação do aluno e dos serviços disponibilizados pela Secretaria de Saúde e pelo SUS”.

Os alunos executores dos projetos terão disponibilidade de 8h semanais para o desenvolvimento dos seus trabalhos. O início das aulas está previsto para março de 2016. 

Por Samara Augusta