Nos próximos dias 22 e 23, a Secretaria de Estado da Saúde realiza o Seminário sobre Dengue, Chikungunya e Zika: controle e intervenção na Saúde. O evento acontece no auditório da OAB, a partir das 8h e tem a parceria do Ministério da Saúde e da Fiocruz-Piauí.

O seminário tem como objetivo discutir sobre as viroses emergentes, procurando contribuir com a construção do conhecimento, em busca de fortalecer os serviços de saúde para o enfrentamento da emergência sanitária no país.

O evento será gratuito e aberto ao público. Confira a programação:

Dia 22 de janeiro

9:00 às 09:30 – Abertura.

9:30 às 10:20 – Zika, Chikungunya e Dengue: desafios para a saúde pública: panorama geral.

Apresentador: José Agenor Alvares da Silva - Secretário Executivo do Ministério da Saúde.

10:20 às 11:10 – Dengue, Chikungunya e Zika: um mosquito três doenças.

Apresentador: Rivaldo Venâncio – Diretor da Fiocruz Mato Grosso do Sul.

11:10 às 12:00 – Infecção pelo vírus Zika e microcefalia: passado, presente e futuro.

Apresentador: Marcelo Adriano Vieira – Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella – SES/PI

Membro técnico - GEEPI/DVS/FMS - Teresina/PI.

12: 00 às 13:40 – Almoço.

13:40 às 14:30 - Controle de Aedes aegypti e albopictus usando mosquitos como disseminadores de larvicida.

Apresentador: Sergio Luz – Diretor da Fiocruz Amazônia.

14: 30 às 15:00 : Marcelo Castro – Ministro de Estado da Saúde.

15:00 às 17:00 – Debate.

Debatedores: Valcler Rangel Fernandes (Mediador e Vice-Presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz), José Agenor Alvares da Silva (Secretário Executivo do MS), Amarílis Borba (Diretora de Vigilância em Saúde do Município de Teresina), Sergio Luz (Diretor da Fiocruz Amazônia), Rivaldo Venâncio da Cunha (Diretor da Fiocruz Mato Grosso do Sul).

Dia 23 de janeiro

09:50 às 10:40 – As novas epidemias como um desafio para a sociedade.

Apresentador: Nísia Lima – Vice- Presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz.

10:40 às 12:15 – Debate.

Debatedores: Valcler Rangel Fernandes (Mediador e Vice- Presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz), Francisco de Assis de Oliveira Costa (Secretário Estadual de Saúde do Piauí), Nísia Lima (Vice- Presidente de Ensino, Informação e comunicação), Cláudia Seabra (Promotora do Ministério Público do Piauí) e Marcos Antônio Costa (Procurador Regional da República – Recife/PE).

12:15 às 12:30 - Encerramento – Fiocruz, Ministério da Saúde, SESAPI, SMS-Teresina/PI.

Por Samara Augusta