James Almeida Francisco Costa autoriza ampliação de leitos na Evangelina

Durante visita à Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), na manhã desta sexta-feira (29), o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, autorizou a adequação da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais Convencional (Ucinco) , que terá mais dez leitos para bebês na UTI Neonatal. "Assim, estaremos criando um ambiente mais adequado para os casos de prematuridade e neonatais de alto risco", enfatizou o gestor.

Atualmente, a MDER tem capacidade para 68 bebês em leitos de internação neonatal e 20 para UTI. Ao nascer, as que necessitam de cuidado intensivo vão para a UTI Neonatal. De lá, são encaminhadas para a Unidade de Cuidados Intermediários (Ucinco) e, em terceiro momento, vão para a Enfermaria Canguru.

Costa destacou que no mês de janeiro, embora haja uma redução no número de partos, já foi possível perceber uma organização na própria rede na capital Teresina. "Isso está diminuindo a demanda para Evangelina", ressaltou, enfatizando que ainda assim há uma necessidade do aumento do número de leitos. "Vamos fazer a adequação de um espaço físico para ampliar no mínimo mais 16 leitos para que possamos oferecer mais conforto e melhor acolhimento às gestantes aqui na Maternidade Evangelina Rosa", explicou.

Com essas medidas, disse o secretário, e a pactuação com os municípios Entre Rios, será possível ampliar a oferta do serviço, diminuindo a pressão na Maternidade e contribuindo para melhorar os indicadores de mortalidade materno-infantil. Costa lembrou a necessidade dos municípios fortalecerem os cuidados com a atenção básica em saúde. "A maioria dos casos de óbitos maternos e neonatais decorrem de assistência pré-natal inadequada", enfatizou.

Melhorias estruturais

Durante a visita, os gestores da MDER apresentaram propostas a serem desenvolvidas e apresentaram as melhorias estruturais que estão sendo realizadas. "Ficou claro o empenho as Sesapi em relação às propostas discutidas”, declarou o diretor técnico da Maternidade, médico Joaquim Parente. A diretora administrativa Lilian Meireles disse que, na ocasião, foi autorizada ainda a transferência do local onde hoje funciona o arquivo da maternidade. "A ideia é que nesse espaço sejam construídos novos leitos", explicou a diretora.

O secretário esteve na recém-reformada UTI Materna. Lá, segundo o diretor geral, José Brito, uma adequação e introdução de materiais de alta qualidade proporcionaram a melhoria significativa no atendimento.

Costa teve a oportunidade ainda de visitar as instalações do Setor de Nutrição da Mder, em fase de conclusão de uma reforma. Novos maquinários forma adquiridos, inclusive uma câmara frigorífica que vai melhorar a qualidade da alimentação. Também foi adquirido um gerador de última de geração para evitar problemas com falta de energia. "Nosso primeiro ano foi de grandes desafios, mas com muitos avanços, sobretudo na parte estrutural", lembrou o gestor.

Astrid Lages