O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou 33 cirurgias no período do Carnaval nas especialidades de Ortopedia, Otorrinolaringologia e Cirurgia Geral. Apesar da greve dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, o HGV mantém a retaguarda para os hospitais do interior e Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Desde que o centro cirúrgico do hospital passou a funcionar aos sábados e feriados, já beneficiou cerca de 550 pessoas nas áreas de Ortopedia, Oftalmologia, Ginecologia, Urologia, Cirurgia Geral e Otorrinolaringologia.

No sábado de Carnaval, catorze pacientes, a maioria crianças, foram submetidos à amigdalectomia (retirada das amígdalas) e cirurgia na laringe. O coordenador da Clinica de Otorrinolaringologia, Bernardo Cunha Filho, diz que a medida foi positiva para o aumento de cirurgias realizadas. ``Passamos de 341 procedimentos, em 2014, para 548 em 2015. Um crescimento de 60%``, enfatiza o coordenador.

Na segunda-feira (8), dez pacientes ortopédicos de urgência, transferidos do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e de outras unidades de saúde do Estado, passaram por intervenções  de fratura de fêmur, úmero, colocação de fixadores, dentre outras. Das 11.888 cirurgias realizadas pelo hospital em 2015, três mil e doze foram ortopédicas, que corresponde a 25,34% do total.

O agricultor José Nilson Sousa, 48 anos, foi um dos beneficiados na ação. Há quinze dias, ele foi vítima de um acidente de moto na cidade de Simplício Mendes, no qual fraturou o úmero do braço direito. O filho dele, Sebastião Sousa, o acompanha no Hospital e confessou que estava um pouco nervoso antes da cirurgia, mas confiante no resultado. "Felizmente deu tudo certo. Agora sei que ele vai sair dessa bem, sem nenhuma sequela", declarou animado.

Já na Quarta-Feira de Cinzas, nove pacientes passaram por intervenções cirúrgicas, sendo seis de Ortopedia (fêmur e úmero) e três de Cirurgia Geral (vesícula e biliodigestiva).

Por: Fátima Oliveira