Por: Kleber Oliveira Amigos do Peito realizou mais de 200 exames de mamografia em Esperantina

O município de Esperantina recebeu esta semana o Programa Amigos de Peito, oferecendo exames de mamografias gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde.(SUS). Realizado pela Secretaria de Estado da Saúde, o Programa beneficiou mais de 200 mulheres, entre 50 a 69 anos. Os atendimentos foram realizados no período de 14 a 16 de março, na Praça Leônidas Melo, no centro da cidade.

De acordo com a enfermeira Ana Emília, o programa atendeu mulheres das cidades de Esperantina, Morro do Chapéu e São João do Arraial. Para Ana, o projeto conseguiu atender a meta e beneficiou todas as mulheres que necessitavam do exame que serviu também para prevenção contra o câncer da mama. "Todas as técnicas que realizam o exame são mulheres e tudo é digitalizado", comentou.

Para a lavradora Francisca de Assis, de 57 anos, da localidade Sítio do Alegre, zona rural de Esperantina, a carreta que ofereceu gratuitamente o exame de prevenção foi muito importante para sua vida, "Porque eu já estava fazendo minhas economias para fazer este exame particular que é muito caro", disse.

A iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Saúde (SESAPI) tem como objetivo ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o Estado.

Por: Kleber Oliveira