O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, na companhia do governador Wellington Dias, cumpre agenda nessa sexta feira (29) e sábado(30) na região norte do Piauí, para entrega de cinco ambulâncias, implantar o sistema de transporte de pacientes para procedimentos eletivos e ainda acompanhar o Programa Amigos do Peito.

Na sexta, em Coivaras, serão realizados 80 exames de mamografia, prioritariamente para mulheres entre 50 a 69 anos, na prevenção e rastreamento precoce do câncer de mama.

O programa Amigos do Peito foi lançado em agosto de 2015, pela Secretaria de Estado da Saúde, atendeu mais de 3 mil mulheres somente em quatro meses de atendimento em 2015. Equipada com dois mamógrafos e um aparelho de ultrassom, ofertando os serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS), cada carreta tem capacidade para realizar 40 procedimentos de mamografia por dia.

Já no sábado (30) o secretário Francisco Costa inicia agenda ao lado do deputado federal Assis Carvalho (PT) fazendo a entrega de ambulância para o Hospital Regional Leônidas Melo, às 10h, em Barras.

Há quase um ano, a unidade passou a ser gerida pelo Governo do Estado e não mais pelo município. Desde então, diversos investimentos como aquisição de equipamentos e melhorias estruturais foram realizadas, visando humanizar o atendimento à população do município e região.

Dentre as ações, está a reabertura do centro cirúrgico, climatização de 50% das enfermarias, implantação da Classificação de Risco e reforma da recepção. Além disso, foram adquiridos novos equipamentos como: desfibrilador, eletrocardiograma, carro automático de anestesia e estruturação da mesa de parto e do aparelho de ultrassonografia.

No turno da tarde, o secretário Francisco Costa, na companhia do governador Wellington Dias, marca presença em Campo Maior onde fará a entrega de uma ambulância para o Hospital Regional do município e mais três ambulâncias, contemplando Sigefredo Pacheco, Capitão de Campos e Cocal de Telha. A solenidade de entrega será às 15h30h no Clube Esportivo do Caiçara.

Por: Ascom