Todos os dias, centenas de trabalhadores chegam ao Centro de Abastecimento do Piauí para o início de uma longa carga horaria de serviços. Com o tempo curto para outras atividades, fica difícil se dedicar a saúde. Dona Gonçala da Silva vive essa rotina diariamente. Aos 48 anos, ela sofre de hipertensão e diabetes. “Me sinto muito feliz em poder participar dessa ação, porque com a correria que a gente vive, eu fico sem tempo de me deslocar para fazer esses atendimentos em um posto de saúde”, contou.

Para atender trabalhadores com essa mesma realidade, a Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí, através do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), realiza frequentemente atividades no ambiente de trabalho daqueles profissionais que buscam de ajuda para cuidar da saúde.

Na manhã desta quinta-feira (28), os permissionários da Ceapi receberam atendimentos da equipe multiprofissional do Cerest, nas áreas de nutrição, psicologia, fonoaudiologia, enfermagem e fisioterapia. A ação contou ainda com o apoio de estudantes de Enfermagem do Instituto São Camilo e de estudantes do curso de Nutrição da UniNovafapi. “Os trabalhadores foram orientados sobre postura, saúde da voz, alimentação saudável, fizeram teste de glicemia, aferição de pressão, atualização do calendário de vacinas, entre outros serviços. Foi um trabalho muito produtivo que atendeu ao nosso objetivo”, explicou a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.

A ação foi elogiada pela supervisora de ensino da central piauiense, Sandra Vieira. “Falta tempo para eles cuidarem da própria saúde, então eventos como estes são muito importantes por todos que trabalham aqui. É uma oportunidade de avaliar a saúde deles, receber vacinação e o que mais for possível”, disse.

 O evento da Ceapi marcou o Dia Mundial em Memórias as Vitimas de Trabalho e a comemoração ao Dia do Trabalhador, que acontece no próximo domingo (01).

Por: Cyntia Veras