A partir da próxima segunda-feira (2), o Governo do Estado inicia, em caráter experimental, o Sistema Estadual de Transporte Eletivo do Piauí que realizará a condução gratuita de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de 29 cidades do Território Entre Rios para a realização de consultas e exames em Teresina.

O Sistema de Transporte é uma ação da Secretaria de Estado da Saúde, através da Associação Piauiense de Municípios (APPM). Ao todo, 22 micro-ônibus com ar condicionado e adaptados para o transporte de pessoas com deficiência irão circular na região Entre Rios, com a capacidade de 27 passageiros. O Sistema de Transporte funcionará com 44 colaboradores, sendo 21 agentes de viagens, 21 motoristas e dois agentes administrativos.

Segundo o secretário da Saúde, Francisco Costa, a iniciativa é de suma importância e “estamos apostando num projeto que deve avançar e, com ações planejadas e bem estruturadas podemos desenvolver a saúde do nosso Estado”, disse.

Com o Sistema de Transporte, mais de um milhão e meio de pacientes pode vir para Teresina, realizar consultas e exames eletivos, de forma gratuita. A garantia do transporte gratuito depende do agendamento do procedimento pelas Secretarias Municipais de Saúde, para a rede credenciada. “Com o agendamento, o paciente é informado do dia e hora da saída ou passagem do ônibus no seu município, e com isso, ele pode vir com tranquilidade e sem pagar nada por isso”, explica Costa, acrescentando ainda que crianças, pessoas com deficiências e idosos têm direito a acompanhantes nas viagens. O Sistema dá direito a passagem ida e volta.

Os veículos devem estruturar o Sistema de Transporte de Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e foram adquiridos através do QualiSUS, projeto do Governo Federal de qualificação e atenção à Saúde com recursos do Banco Mundial com investimento de R$7,1 milhões.

O transporte de pacientes eletivos vai beneficiar cerca 1,5 milhão de pessoas que vivem nas cidades de Água Branca, Amarante, Altos, Coivaras, Alto Longá, Beneditinos, União, Palmeiras, Demerval Lobão, Hugo Napoleão, Jardim do Mulato, José de Freitas, Lagoa Alegre, Miguel Alves, Miguel Leão, Curralinhos, Passagem Franca do Piauí, São Pedro do Piauí, Regeneração, Olho D'Água do Piauí, Nazária, Pau D'Arco do Piauí, Lagoinha do Piauí, Angical/São Gonçalo do Piauí, Monsenhor Gil, Lagoa do Piauí, Barro Duro, Agricolândia e Teresina.

Por Samara Augusta