HGV completa 75 anos Hospital comemora 75 anos

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) comemora amanhã (3), 75 anos de inaugurado. Para a diretora geral, Clara Leal, o HGV chega aos 75 anos cumprindo seu papel na rede de saúde como hospital terciário, de média e alta complexidade preparado para cuidar dos pacientes mais graves, sendo retaguarda para a rede de urgência e emergência.

Ela explica que o HGV tem conseguido, nos últimos dois anos, ampliar o atendimento à demanda, com um aumento na oferta de consultas e exames, seguindo padrões de qualidade e segurança para os pacientes. Além de abertura de novos serviços, com a realização de cirurgias utilizando equipamentos modernos que viabilizam uma redução de tempo de permanência  e infecções proporcionando melhor segurança ao paciente.

A Programação  do aniversário começa amanhã, às 8 horas da manhã com a Missa em Ação de Graças, celebrada pelo Pároco da Capela, Pe. João Paulo e o tradicional Corte do bolo com a presença de funcionários, pacientes e acompanhantes. No dia 4, às 16:30h, será realizada uma homenagem ao ex-diretor Antônio Joaquim de Castro Aguiar, que administrou o hospital no período de 73 a 74.

Ainda no dia 4, às 17:30h, será realizada a visita ao Painel Histórico que conta a trajetória do período de maior turbulência do hospital com a transferência do Serviço de Pronto-Socorro (SPS) de 2003 a 2008 com a passagem dos ex-diretores Joana Zélia Arcoverde de Castro, a primeira mulher a administrar o HGV e o ex-diretor Noé Fortes que conduziu todo o processo de transferência do SPS para o Hospital de Urgência de Teresina, Dr. Zenon Rocha. O Painel relata também a passagem do ex-diretor Carlos Iglézias-2011 à 2014-onde aconteceu a mudança de comportamento que vem passando os profissionais com a implantação do processo de Acreditação Hospitalar.

As comemorações encerram no dia 4, às 18;30h, com um Sarau Comemorativo aos 75 anos, com médicos poetas e músicos coordenado pelo professor Cinéas Santos.

Por Fátima Oliveira