James Almeida Secretário explana avanços já alcançados no Hospital de Picos Secretário Francisco Costa em audiência pública na A.L

A decisão de adotar um novo modelo de gestão para o Hospital Regional  Justino Luz em Picos foi uma alternativa da Secretaria de Estado da Saúde para romper um ciclo de demanda assistencial não atendida naquela região equivalente a um raio de 60 municípios e uma população de mais de meio milhão de pessoas.  A mudança era uma necessidade urgente e de impacto imediato para garantir o acesso da população aos serviços assistenciais do SUS.

Antes da implantação da Organização Social (O.S) os indicadores mostraram metas não cumpridas e em alguns casos, apenas 39% em média de sua capacidade resolutiva.

Com a implantação da Organização Social nos primeiros meses a média de atendimento cresceu e hoje alcança mais de 70%.  Na realização de cirurgias, por exemplo, a meta de produção (mês) é de 350 atendimentos. De janeiro a maio de 2015 (antes da O.S) se cumpriu 22,1%. Já de dezembro de 2015 a março de 2016 essa meta foi ampliada e chegou a 41,2%. Índices esses também registrados no atendimento de clínica médica, obstétrico e pediátrico.

Todos esses avanços já alcançados na gestão Organização Social foram explanados na manhã dessa  4ª feira (4) pelo secretário de estado da saúde, Francisco Costa durante audiência pública na Assembleia Legislativa, que contou com a presença dos deputados estaduais,  representantes do Tribunal de Contas, Ministério Público de Contas, Conselho Estadual de Saúde, Sindicato dos Médicos e Sindicato dos Servidores.

Durante a audiência Costa deixou claro que os benefícios oferecidos para população do município de Picos através do atendimento realizado no Hospital Regional Justino Luz a partir da Organização Social indicam que os primeiros meses foram de êxito, e encaminhando para um novo cenário assistencial-hospitalar que se vislumbra à frente.

“O centro da atenção da Secretaria de Estado da Saúde é o usuário do SUS. Embora não se dispense a preocupação com os servidores e estrutura física que está sendo reformada e ampliada, é preciso enfatizar que o foco maior da saúde é o usuário e para ele voltamos todos os esforços” – diz Costa.

Eugênia Reis