Foto: Allana Sousa Telemedicina favorece conexão com outros hospitais do país Secretário Francisco Costa inaugura sala de Telemedicina do HGV

O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, inaugurou, nesta segunda-feira (23), a Unidade de Telemedicina Prof. Arimatéa Santos, no Hospital Getúlio Vargas (HGV), uma realização da Rede Universitária de Telemedicina – Rute. Com isso, os profissionais de saúde do HGV poderão compartilhar conhecimentos com especialistas de qualquer parte do mundo, com discussão de casos de pacientes utilizando recursos de videoconferências e telesaúde.

Para o coordenador nacional da Rute, Ary Messina, a unidade representa um ganho extraordinário tanto para os profissionais de saúde, como para os pacientes.  “É uma nova oportunidade que se abre para os profissionais do estado do Piauí, com custo baixo, pois o paciente pode ter acesso a uma segunda opinião sobre o seu problema de saúde, sem ter que se deslocar para outros centros, apenas com conexão com diversos hospitais como Sírio Libanês, Albert Einstein e muitos outros”, explica Messina.

O secretário da Saúde, Francisco Costa, destacou que o projeto vai possibilitar uma interiorização dos serviços de saúde, fazendo com que o centro de referência como o HGV possa contribuir com outros municípios e diversas instituições por intermédio de recursos de telemedicina e telessaúde.

“Com a primeira sala de telemedicina vamos ter a oportunidade de ampliar o conhecimento dos nossos profissionais, absorvendo os modelos exitosos que tem em outros centros do país como também as experiências aqui do HGV poderem ser propagadas para outros centros. Os estudantes que aqui participarem desse processo também vão ter oportunidade de estar com novos conhecimentos em tempo real e, em breve, um benefício muito grande para a população em ter profissionais mais capacitados para auxiliar no que se diz respeito a um diagnóstico e tratamento com o que existe de novo e de melhor”, destacou o secretário Francisco Costa.

A diretora-geral, Clara Leal, diz que o projeto vai proporcionar o desenvolvimento de ações de apoio à assistência à saúde e, sobretudo, de educação permanente visando à educação para o trabalho, na perspectiva de mudanças de práticas que resultem na qualidade do atendimento.

O coordenador do Serviço de Tecnologia e Informação do HGV, André Andrade, explica que “sua implantação traz impactos científicos, tecnológicos, econômicos e sociais para os serviços médicos já existentes, permitindo a adoção de medidas simples e de baixo custo, como a implantação de sistemas de análise de imagens médicas com diagnósticos que pode contribuir muito para diminuir a carência de especialistas, além de proporcionar treinamento e capacitação de profissionais da área médica sem deslocamento para os centros de referência”.

A Rede Universitária de Telemedicina é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue) e coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que visa apoiar o aprimoramento de projetos em telemedicina já existentes e incentivar o surgimento de futuros trabalhos interinstitucionais.

Participaram da cerimônia de inauguração, o superintendente de Assistência à Saúde, Cel. Gerardo Rebelo; o coordenador da Rede de Urgência e Emergência, Telmo Mesquita; diretor de Descentralização e Organização Hospitalar, Alderico Tavares. Fizeram parte do evento também o diretor técnico e assistencial do HGV, Ingrácio Amorim; a diretora administrativa, Cássia Barradas, e a presidente do Sindicato dos Médicos do Piauí, Lúcia Santos.

Por: Fátima Oliveira