Denise Nascimento Francisco Costa acompanha Olhar Bem em Campo Maior

O secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, visitou ontem (26) o Programa Olhar Bem, que acontece até dia 31em Campo Maior, beneficiando mais 23 municípios da região de Carnaubais. A ação é realizada pela Secretaria de Estado da Saúde, com oferta de consultas, exames e cirurgias de catarata, de forma itinerante e gratuita, levando assim a saúde para mais perto da população.

No primeiro dia de atendimentos em Campo Maior, Francisco Costa acompanhou de perto as instalações e realização dos procedimentos oftalmológicos.“O Olhar Bem dá oportunidade a essas pessoas terem atendimento oftalmológico de qualidade,  voltarem a enxergar e terem qualidade de vida. Nosso esforços são para que possamos proporcionar saúde de qualidade e mais acessível à população", enfatiza o secretário.

No município de Campo Maior serão realizados 4.100 procedimentos oftalmológicos,  beneficiando idosos da região de Carnaubais. Uma das contempladas pelo Programa, é a dona Francisca Lira, que tem 83 anos e reside em Beneditinos. " Eu ia pagar várias consultas por isso, agora não preciso pagar mais nada, fui muito bem atendida, além de ser tudo rápido, já estou aqui marcando minha cirurgia para amanhã", comentou a idosa.

Na primeira etapa do Programa, em 2015, a Secretaria de Estado da Saúde atendeu aos municípios e região de Picos, Floriano e Bom Jesus, realizando mais de 4.600 cirurgias de catarata. Agora neste segundo momento, o Olhar Bem já esteve em São Pedro, e agora em Campo Maior. Logo após o serviço oftalmológico intinerante estará em Piripiri, Parnaíba e Corrente, a meta é realizar 4.500 cirurgias de catarata e mais de 10 mil consultas oftalmológicas.

Confira a programação:

Piripiri - 04 a 08 de junho
Parnaíba - 12 a 16 de junho
Corrente - 22 a 25 de junho

Sobre o Programa:

O programa realiza consultas, exames e cirurgias de catarata, de forma itinerante e gratuita, levando assim a saúde para mais perto da população. Os atendimentos são feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para pessoas a partir de 60 anos de idade, ou com catarata traumática e congênita, previamente diagnosticadas. Para ter acesso aos serviços oftalmológicos, o usuário deve procurar as secretarias municipais de saúde ou seu agente de saúde. 

Pelo fluxo de atendimento, em até dois dias, o paciente passa pela consulta e constatado o diagnóstico de catarata, é submetido à cirurgia, em curto espaço de tempo e resolutividade. Todos os pacientes submetidos a cirurgias recebem kits contendo medicação para uso no pós-operatório e óculos de proteção.

Por Denise Nascimento