Os 60 mil turistas esperados em Pedro II, no período de 26 a 29 de maio para participar do 13º Festival de Inverno, contarão com ampla estrutura de atendimento garantido pela parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde. O secretário Francisco Costa participou da solenidade de abertura do Festival e acompanhou os trabalhos, logo no primeiro dia do evento, na quinta, 26.

Nos estandes da Secretaria são disponibilizados serviços do Laboratório Móvel da Dengue, com distribuição de material informativo e equipes de epidemiologistas e entomologistas esclarecendo acerca da prevenção, controle do lixo e tratamento da doença. O trabalho visa alerta a população quanto ao combate ao mosquito, já que apesar da redução dos casos notificados de dengue, há uma tendência de crescimento nos próximos meses.

Outro serviço ofertado é o  Laboratório Móvel da Água, que fará o monitoramento da qualidade da água em 12 pontos turísticos do município. “Nossa tarefa é garantir tranquilidade aos presentes no Festival, sabendo que poderão desfrutar de todo o lazer que será oferecido e, caso ocorra algum contratempo na saúde, estaremos lá prontos para atendimentos de média e alta complexidade”, disse a gerente de Vigilância em Saúde, Miriane Araújo.

O movimento Maio Amarelo de conscientização pela redução de acidentes no trânsito, motivo de expressivo impacto negativo na saúde pública também integra a gama de serviços oferecidos pela Secretaria.

E para garantir muito mais saúde à popilação que ainda não teve oportunidade de fazer, estarão disponíveis em estande montada na Praça da Matriz, teste de glicemia capilar para detecção do diabetes e aferição de pressão arterial. “Durante os quatro dias do Festival, os dois hospitais do município trabalharão em regime especial com escala completa e equipe multidisciplinar para receber todos que necessitarem de atendimento na urgência e emergência”, garante Amanda Andrade, secretária Municipal de Saúde.

Na Praça da Bonelle, duas ambulâncias estarão a postos para qualquer emergência. Uma de suporte avançado do Serviço de Atendimento Movél de Urgência (SAMU) e outra de suporte básico, com equipe formada por médico, enfermeiro e técnico urgentista.

Por Graciene Nazareno e Samara Augusta