O Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi) realizou, nesta sexta-feira (24), o I Arraiá com o objetivo de integrar e confraternizar com os pacientes, suas famílias e os colaboradores da instituição. O evento contou com diversas apresentações de quadrilhas, que reuniu desde crianças de cinco anos de idade a jovens de 18.

Segundo Larissa Santos, coordenadora Administrativa do CAPSi, a “intenção do arraial foi fazer com que as crianças e seus familiares participassem de todo o processo da festa apresentando as coreografias e produzindo a decoração. O ideal não é só a apresentação em si, mas o vencimento de todas as barreiras que eles puderam transpor nesse momento, como a questão da timidez, da depressão e do isolamento”, explicou.

Ela conta que no início houve uma resistência em querer participar do evento. “Espontaneamente, no início do processo, conseguimos três crianças. Durante os ensaios, as outras ficavam de longe observando e a medida que os ensaios aconteciam elas sentiam-se motivadas a participar. O bom é que as mães também foram entrando para incentivarem os filhos. Assim, quando eles as viam se sentiam mais seguros”.

Considerando que a participação da família é essencial para auxiliar no tratamento dos pacientes, os pais participaram também da decoração, com as comidas típicas. Larissa ressalta que “a intenção era realmente mostrar para eles que são capazes de produzir algo e que a gente não precisa mostrar algo de fora para que eles se divirtam”.

O paciente J.S, 12 anos, é um dos casos de superação e demonstrou toda sua alegria e empolgação com a festa de São João. “Aqui, a gente aprendeu as músicas e todas as danças. Foi muito divertido participar da quadrilha”.

Atendimentos
O Centro atende uma média de 45 pacientes por dia, e dispõe de uma equipe multiprofissional, com psiquiatra, psicólogo, médico clínico, educador físico, assistente social, enfermeiro e técnico de enfermagem, artesão com oficinas, atendimento ambulatorial e acolhimento de mães das crianças com transtornos mentais.