Foto: Paulo Barros Assistência Farmacêutica amplia horário de atendimento para diabéticos

Os portadores de diabetes que necessitam receber medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) ganharam mais tempo para irem até a Unidade de Assistência Farmacêutica do Estado com ampliação de atendimento também no turno da tarde.

Antes, os pacientes com diabetes tinham somente o período de 8h às 13h para receber os medicamentos. No novo horário, eles têm até às 17h para serem atendidos.

“Nós tínhamos um programa de cadastro dos diabéticos que era feito de forma manual, o que dificultava o controle do fluxo de atendimento e tínhamos que resolver esse problema. Então, resolvemos inserir no Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Sistema Hórus) todos os pacientes para dar o mesmo tratamento dado aos pacientes dos medicamentos especializados do ministério”, explica o diretor da Unidade Farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde, Jean Batista.

De acordo com o gestor, antes da organização, os pacientes recebiam uma quantia de medicamentos que acabavam se perdendo por ter sido colocado em local inadequado de acondicionamento. “Agora, eles recebem a quantidade certa para um determinado período de prescrição e retornam para receber a quantidade necessária para mais um período de uso”, comenta o diretor.

Reorganizar o horário de atendimento totalizou a oferta de 10 horas de atendimento. “O objetivo é de melhorar o atendimento e suprir a demanda de pacientes, acabando com as filas e trazendo mais comodidade aos usuários”, finaliza Jean Batista.

Por: Elayne Silva