Denise Nascimento Saúde entrega UBAS em João Costa

A Secretaria de Estado da Saúde entregou hoje (25) uma Unidade Básica Avançada de Saúde (UBAS) para o município de João Costa.  Totalmente equipada, a Unidade tem capacidade para realização consultas, exames, além de atendimentos odontológicos e sala de estabilização para observação de pacientes, e também sala de parto natural.

"Com a UBAS, podemos dar oportunidade e dignidade às mulheres para ter assistência ao parto e terem seus filhos em João Costa. Aqui temos estrutura e devidamente equipada para o incentivo ao parto normal humanizado. O Governo do Estado não tem medido esforços para trazer serviços de média e alta complexidade para mais perto da população”, comentou o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa.

A capacitação de enfermeiras obstetras, numa parceria com instituições de ensino superior, explicou Costa, “vai proporcionar que mais profissionais possam atuar no Estado, numa estratégia para incentivar o parto natural. Nos casos em que a mulher não tenha condições desse tipo de parto, temos o Hospital Teresinha Nunes, em São João, e o Hospital Cândido Ferraz, em São Raimundo, com capacidade em atender essas mulheres”.

Costa enfatizou que em São Raimundo Nonato está processo de construção 10 leitos para Cuidados Intermediários Neonatais e em São João do Piauí, um Centro de Parto Normal(CPN)

A Secretaria de Estado da Saúde desenvolve ações que visam a expansão e descentralização aos serviços de saúde, levando aos municípios resolutividade e serviços de saúde com mais qualidade.

A solenidade de inauguração contou com a presença do deputado federal Marcelo Castro, deputado estadual Hélio Isaías, do prefeito Gilson Castro e do ex-prefeito Vitorino Tavares.

Por Denise Nascimento