Secretaria de Estado da Saúde promove ações em Corrente Ações da saúde em Corrente

A cidade de Corrente recebeu a visita do Programa Olhar Bem disponibilizando consultas, exames e cirurgias de catarata de forma itinerante e gratuita, garantindo a saúde mais perto da população. Tamanha demanda de superou a expectativas registrado mais de 9 mil atendimento na região.

Desde última quarta feira (22), os atendimentos feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) estão sendo direcionados às pessoas a partir de 60 anos de idade, ou com catarata traumática e congênita, previamente diagnosticadas.

A vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho, esteve presente no local e destacou a importância do programa. “Fiquei muito emocionada em escutar todos os depoimentos que presenciei, essa região é muito importante e precisa de um olhar especial. Estamos juntos para trabalhar pelo Piauí”, frisou.

Para o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, a melhoria de vida para as pessoas é gratificante. ”Não faltarão esforços do governo para facilitar o acesso à saúde de qualidade para a Chapada das Mangabeiras, devolver o olhar para essas pessoas, além de saúde é um projeto de cidadania”, reforça.

Há seis meses a Dona Ireni Souza, de 65 anos, residente na cidade de Avelino Lopes foi beneficiada com o programa Olhar bem com uma cirurgia no olho esquerdo realizada na cidade de Bom Jesus, e o olho direito na cidade de Corrente, os dois procedimentos pelo programa Olhar Bem. “Estou agradecida pelo programa. Veio abençoar a minha vida e devolveu a visão dos meus dois olhos”, disse.

A aposentada Amazilha Carvalho, de 88 anos, que mora em Corrente, também fez questão de agradecer ao secretário pelo trabalho realizado e disse que faltam palavras para definir tamanha alegria.

No município de Corrente, o Programa Amigos do Peito passa a ser oferecido de forma permanente à população no Hospital Regional Dr. João Pacheco Cavalcanti.

Durante o evento, incrementos para o atendimento de saúde foram assegurados através da entrega de um equipamento de mamografia do Programa Amigos do Peito que beneficiará mulheres na realização de exames, e uma ambulância para o hospital, a serviço da população. As ações realizadas são de iniciativas do Governo Estadual através da Secretaria de Estado da Saúde.

Por Graciene Nazareno