Secretaria realiza atividade alusiva ao dia do portador de doença celíaca informação como arma para disseminar características da doença

A Coordenação da Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria de Estado da Saúde utilizou a informação como arma para disseminar características da doença celíaca durante a semana em alusão ao Dia Estadual de Luta dos Portadores de Doença Celíaca, comemorado no dia 19 de junho.

O encerramento das atividades no sábado, 25, a população ficou por dentro de assuntos relevantes para quem convive com a doença. "É uma grande oportunidade para nós, mães de crianças portadoras de Celíaca que sofremos vendo nossos filhos passarem por restrições alimentares e às vezes por restrições sociais também por conta de que o simples ato de ir a um restaurante já é tolhido por que tem celíaca", disse a advogada Clea Mourinho.

Aspectos clínicos da doença, direitos do consumidor celíaco, como deve ser uma dieta sem glúten e a contaminação do glúten nos alimentos foram temas de palestras de especialistas na área.

Segundo a nutricionista e supervisora de alimentação e nutrição da Secretaria, Cassandra Muniz, a informação é a maneira mais eficiente para que o próprio portador da doença celíaca já identifique ter esse tipo de intolerância e busque tratamento.

A intenção da Secretaria é aumentar a frequência desses eventos, explica a supervisora, “para que passem a ser bimestrais em escolas, espaços públicos e levar essas informações ao interior do estado. Não só sobre a intolerância a lactose, mas também ao leite e outros alimentos”.

A doença Celíaca

Doença Celíaca afeta o intestino delgado interferindo diretamente na absorção de nutrientes essenciais ao organismo como carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas, sais minerais e água.

Caracteriza-se pela intolerância permanente ao glúten e o único tratamento é a dieta isenta de glúten por toda a vida. Pode se manifestar em crianças, adultos e idosos.

O portador da doença pode apresentar apenas um sintoma ou um conjunto deles, como diarreia crônica, prisão de ventre crônica, distensão abdominal, vômito e dor abdominal, por exemplo.

Por Samara Augusta