Foto: James Almeida Profissionais de saúde participam de curso de qualificação do Sistema de Informação

A Secretaria de Estado da Saúde deu início nesta segunda-feira (27), a aula inaugural do curso de qualificação do Sistema de Informação em Saúde, realizado em parceria com a Fiocruz. Ao todo, participam 35 profissionais de todo o Piauí.

A gerente de Política, Desenvolvimento e Qualificação, da Secretaria de Saúde, Jesus Dias, explica que “essa é uma demanda que veio das Comissões de Integração Ensino-Serviço (CIES) e teve toda a sensibilidade do nosso secretário Francisco Costa já que existia uma demanda muito grande de profissionais que precisavam ser qualificados em sistema de informação em saúde e isso transforma também o processo de trabalho nos hospitais, nos laboratórios e nas secretarias municipais de saúde”.

O investimento é feito pela Fiocruz e tem uma parceria com a Secretaria para a execução do curso, com duração de quatro meses e está sendo realizado no prédio do DATASUS, em Teresina.

Jesus atenta para a importância do curso: estamos na contramão do processo político-histórico do país, pois estamos qualificando pessoas pela vontade e parceria das organizações. E esse é o papel da gerência, fazer a articulação política entre as instituições para que ações como essa possam ocorrer. A gerência tem os dois componentes: educação permanente e escola técnica isso pra gente é um grande ganho”.

Por: Allana Sousa