James Almeida Escola Técnica do SUS forma turma em Parnaíba Em Parnaíba, foram 28 profissionais formados.

A Escola Técnica do SUS (ETSUS-PI) formou mais uma turma do curso Técnico de Análise Clínica. A solenidade de formatura ocorreu no último sábado (25), em Parnaíba. Foram 28 profissionais formados, aptos a desenvolver atividades laboratoriais. A formação dos novos profissionais é uma parceria da Secretaria de Estado da Saúde, juntamente com os municípios.

O curso teve uma duração de cerca de três anos com uma carga horária de 1.800 horas/aulas.

Ao todo são 2.073 alunos em salas de aulas nos mais variados cursos técnicos, como: Capacitação em Urgência e Emergência, Saúde Mental, Técnico em Agente Comunitário de Saúde e o Técnico em Enfermagem.

A oferta dos cursos técnicos contemplou cinco municípios: Picos, Floriano, Piripiri, Teresina e Parnaíba, sendo esta a quarta turma formada.

A gerente de Desenvolvimento e Qualificação do ETSUS/PI, Jesus Dias, comentou sobre a importância da qualificação do trabalhador na área da saúde e as atividades da Escola. “É de extrema importância a qualificação do trabalhador no serviço público, é um processo de educação permanente aonde leva o trabalhador a melhorar a qualidade de assistência ao Sistema Único de Saúde, visando a melhoria e a qualidade”, pontua.

A coordenadora explica que a demanda de cursos é feita a partir de um planejamento estratégico com a colaboração das CIES e da CIEPs, de acordo com a necessidade dos territórios regionais.

A formanda e oradora da turma, Iolanda Melo, de Parnaíba, enfatizou a importância de estudar e procurar sempre um meio para se qualificar. “Meu sentimento nesse momento é de agradecimento e felicidade por ter chegado ao final do curso, apesar dos obstáculos em dividir o trabalho com o estudo, valeu a pena está presente em todas as aulas e chegar ao final com êxito”, finaliza.

Outra formada, Ana Maria, acompanhada da mãe, Maria Santiago, de Ilha Grande, elencou as dificuldades, mas exalta mais um desafio vencido.  “Por diversas vezes pensei em desistir por conta do enfado que era sair do trabalho e ir para uma sala de aula, e quando chegava em casa, ainda com  os afazeres domésticos para fazer. Me sinto realizada e vitoriosa por ter chegado até aqui, me esforcei muito e estudei bastante. Agradeço a Deus, minha família e ao Governo do Estado por essa oportunidade, muito obrigada!”, disse, emocionada.

Por : Elayne Silva