Kleber Oliveira Mutirão da Catarata realiza 105 cirurgias no Hospital de Esperantina o mutirão facilita o acesso dos usuários à cirurgia

Ocorrido no último final de semana (de 24 a 26 de junho), o mutirão da catarata consultou 183 pacientes, desses 105 foram submetidos à cirurgia durante a segunda etapa da ação realizada no Hospital Estadual Dr. Júlio Hartman em Esperantina.

Na primeira etapa, em abril deste ano, o mutirão atendeu mais de 300 pacientes da população de Esperantina e municípios adjacentes. A iniciativa, segundo o diretor geral do hospital, Davyd Basílio, atende à alta demanda de usuários que procuram os atendimentos oftalmológicos e que têm o encaminhamento feito pela secretaria de saúde dos municípios beneficiados.

Segundo o diretor, o projeto tem o objetivo de suprir a demanda de Esperantina e região “facilitando o acesso da população a todo e qualquer serviço, o que tem sido possível pela atenção dada ao hospital pela secretaria de Estado da Saúde e do Governo do Estado”, concluiu.

A terceira etapa do mutirão da catarata está prevista para o início do segundo semestre deste ano e deve atender cerca de 200 usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) de forma totalmente gratuita.

A ação integra-se ao formato fixo do Programa Olhar Bem que realizou cerca de nove mil cirurgias em sete meses de atividades em municípios do interior do estado, concretizando a meta de descentralização  e resolutividade dos serviços de saúde do Governo do Estado.

Por Kleber Oliveira