A Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA) dá continuidade ao trabalho de implantação do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), elaboração do Plano de Segurança do Paciente (PSP) e a implementação da Comissão de Controle de Infecção. A ação contempla mais de 30 hospitais municipais, da rede pública e privada, com sensibilização de gestores e profissionais de saúde, acerca da importância do fortalecimento das ações de Segurança do Paciente nos estabelecimentos de saúde. A reunião de sensibilização ocorreu nesta quarta, 29.

O NSP é um serviço de saúde criado para promover e apoiar a implementação de ações voltadas à segurança do paciente, e tem entre as suas competências, estabelecer barreiras para a prevenção de incidentes nos estabelecimentos de saúde. “Com isso, nós queremos melhorar a assistência prestada aos pacientes durante o atendimento dentro das unidades de saúde do Estado”, acrescentou a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.

O trabalho de implantação do NSP está sendo realizado pela Vigilância Sanitária do Estado através do monitoramento dos hospitais, onde a equipe de fiscais da DIVISA acompanha o fluxo de atendimento do paciente, desde a sua admissão na unidade, até a internação e alta.

Em Teresina, a mobilização dos hospitais está sendo realizada em parceria com a gerência de vigilância sanitária municipal (GEVISA), uma vez que esses hospitais são fiscalizados pelo município.

A implantação das ações de segurança do paciente nos hospitais da capital terá o apoio da Vigilância Sanitária do Estado, que dará o suporte necessário, sobre as orientações para a implantação dos Núcleos. “O mais importante é que os hospitais tenham esse suporte, não só para implantação do Núcleo, mas também para a continuidade dos trabalhos realizados por ele, com atividades voltadas para o cuidado seguro dos pacientes”, finalizou Tatiana Chaves.

Por: Cyntia Veras